Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA4

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106366
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 549
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA4"
    "resumo" => "Este texto tem por objetivo relatar a experiência vivenciada enquanto professores preceptores na Escola Estadual Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira - ECIMMV, localizada no município de Patos/PB, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) - CAPES, desenvolvido através de parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e a rede estadual de ensino da Paraíba. Refletimos sobre a inserção dos residentes na escola, a aplicação dos produtos pedagógicos em aulas ministradas por eles e a opinião dos estudantes de ensino médio sobre a presença dos licenciandos na escola. Concluímos que o PRP cumpre com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica, além de proporcionar aos preceptores um processo de aprendizagem sobre seu papel como um formador de uma prática reflexiva, com foco na realidade da sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID549_TB153_10032024090730.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ADRIANO DA SILVA TENÓRIO"
    "autor_nome_curto" => "José Adriano"
    "autor_email" => "adrianosilvaaa643@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106366
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 549
    "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA4"
    "resumo" => "Este texto tem por objetivo relatar a experiência vivenciada enquanto professores preceptores na Escola Estadual Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira - ECIMMV, localizada no município de Patos/PB, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) - CAPES, desenvolvido através de parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e a rede estadual de ensino da Paraíba. Refletimos sobre a inserção dos residentes na escola, a aplicação dos produtos pedagógicos em aulas ministradas por eles e a opinião dos estudantes de ensino médio sobre a presença dos licenciandos na escola. Concluímos que o PRP cumpre com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica, além de proporcionar aos preceptores um processo de aprendizagem sobre seu papel como um formador de uma prática reflexiva, com foco na realidade da sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID549_TB153_10032024090730.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ADRIANO DA SILVA TENÓRIO"
    "autor_nome_curto" => "José Adriano"
    "autor_email" => "adrianosilvaaa643@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar a experiência vivenciada enquanto professores preceptores na Escola Estadual Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira - ECIMMV, localizada no município de Patos/PB, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) - CAPES, desenvolvido através de parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e a rede estadual de ensino da Paraíba. Refletimos sobre a inserção dos residentes na escola, a aplicação dos produtos pedagógicos em aulas ministradas por eles e a opinião dos estudantes de ensino médio sobre a presença dos licenciandos na escola. Concluímos que o PRP cumpre com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica, além de proporcionar aos preceptores um processo de aprendizagem sobre seu papel como um formador de uma prática reflexiva, com foco na realidade da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.