O presente relato de experiência descreve as atividades práticas da Residência Pedagógica em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizada na Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Itan Pereira, situada em Campina Grande-PB. Essa descrição se baseia em reflexões teóricas de Paulo Freire e Jean Piaget. Os dados apresentados e interpretados foram coletados por meio da "observação participante" e da "pesquisa participante" do docente dessa instituição, que atuou como preceptor de três grupos de estudantes universitários. Durante dezoito meses de atividades, esses estudantes se revezaram como residentes em nossa escola-campo, desenvolvendo diversas estratégias de ensino, tais como: a utilização de métodos ativos, debates, atividades práticas e interdisciplinares, buscando sempre a contextualização dos conteúdos com a realidade dos estudantes. Essas práticas visaram não apenas a transmissão de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas nos alunos, contribuindo para sua formação integral. Os resultados obtidos apontam para a importância da formação continuada e da reflexão constante sobre a prática pedagógica, reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade e comprometida com a transformação social. Sendo assim, esperamos com esse relato demonstrar a relevância da Residência Pedagógica nas práticas didático-pedagógicas docentes, na relação de ensino-aprendizagem entre professor e estudante, no processo de transição para o Novo Ensino Médio (NEM), na ampliação dos horizontes do projeto de vida dos discentes e no cotidiano escolar como um todo.