Ser residente durante um curso de nível superior é uma etapa crucial para a formação profissional e pessoal dos discentes, que possibilita habilidades e experiências necessárias para o desenvolvimento da profissão para a qual está sendo formado. Diante desses aspectos, o relato a seguir visa destacar experiências vivenciadas durante a residência pedagógica, do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A residência pedagógica ocorreu em aulas de Física para turmas de 2° e 3° anos do ensino médio na ECIT Dr. Elpídio de Almeida da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande - PB. Durante o projeto foram vivenciados períodos de formação, incluindo preparação para sala de aula, análise documental, observação do ambiente escolar e abordagens metodológicas que estavam sendo utilizadas, além do período de regência; o relato possui uma abordagem qualitativa, como também uma análise crítica destacando a relevância dessa vivência no campo educacional. Pode-se concluir que a imersão do discente no ambiente educacional é crucial para o desenvolvimento de uma abordagem prática no exercício da profissão escolhida, no caso de discente em física, preparando-o de uma forma abrangente para possíveis desafios e frustrações, em que desperta a resiliência e a capacidade de lidar com situações adversas.