Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a importância da contextualização na elaboração de aulas práticas experimentais no ensino de química no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com o objetivo de repensar as práticas experimentais, visando uma abordagem mais significativa e integrada, que permita aos estudantes perceber a relação entre os conceitos científicos e sua aplicação prática no mundo real. Para isso, foi adotada uma metodologia que envolveu a concepção e execução de uma sequência didática estruturada, considerando não apenas o aprendizado dos alunos, mas também a formação dos residentes. Os instrumentos de coleta de dados foi foram realizados a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores de escolas do interior, explorando insights sobre a importância do planejamento nas aulas práticas experimentais e sua vinculação com a BNCC, bem como sobre a formação continuada dos docentes. Os resultados preliminares indicam uma resposta positiva, sugerindo que a abordagem estruturada não apenas impactou positivamente a formação dos residentes, mas também promoveu uma visão mais integrada e reflexiva sobre a prática docente, além de colaborar com o processo de construção do conhecimento dos estudantes envolvidos nas atividades prática. Os resultados dessa ação pedagógica apontaram que houve interação e participação ativa dos estudantes da Educação Básica, com base nesse resultado podemos considerar que os objetivos desse trabalho formam alcançados e estes sinalizam para a continuidades das atividades em outras turmas e escolas da rede de educação da Paraíba.