O presente relatório tem como função relatar a experiência pessoal de quem o escreve, estudante do curso de Letras - Inglês, e participante do programa de Residência Pedagógica oferecido pela CAPES, no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Irá descrever, então, momentos vivenciados durante os 11 meses de participação enquanto ministrou aulas de Língua Inglesa em duas das três escolas participantes do programa, sendo estas a Escola Estadual Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Bráulio Maia Júnior, entre o período de 09 de maio até 18 de julho de 2023, e na ECI Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Joaquina Sampaio, entre o período de 24 de agosto até 04 de dezembro, ambas localizadas na cidade de Campina Grande. O objeto de estudo deste relato será o período referente à participação da autora do trabalho no Programa de Residência, descrevendo e detalhando as vivências compartilhadas no projeto educacional citado, como também, seus efeitos na formação pessoal e profissional contínua da residente, citando novas habilidades desenvolvidas e antigas aprimoradas para o bem da educação brasileira, como a aplicação em sala de sequências didáticas e planos de aulas elaborados. Ao final do relato, o leitor poderá encontrar os resultados e as considerações finais acerca do Programa de Residência, que oferece boas oportunidades acadêmicas para quem o desfruta.