Neste relatório nos dedicamos a expor a experiência adquirida durante 18 meses nas escolas campo E. E. C. I. Professor Itan Pereira, E. E. E. F. M. Ademar Veloso da Silveira e a E. C. I. T. Dr. Elpídio de Almeida junto aos preceptores Rafael Leal, Laudilene Barboza e Luís Auriclelson, compondo os três professores de suas respectivas escolas-campo. Fazendo observações e interferências em sala e na escola, o trabalho realizado nas escolas fora encabeçado junto aos preceptores e a coordenadora da residência pedagógica em sociologia, Iolanda Barbosa da Silva, concretizando e mediando as atividades entre nós, residentes, para uma melhor inserção das escolas às propostas da RP. Nos utilizamos da pesquisa de campo e como apoio indispensável, a pesquisa bibliográfica nas reuniões semanais com a coordenação. Tomado pelas discussões sobre o ensino de sociologia nas escolas, a Residência Pedagógica (RP) nos trouxe, a priori, uma gama de aportes teóricos e práticos para construirmos intervenções críticas dentro da escola e, em última instância, na análise sociológica do ensino de sociologia; possibilitou que descemos a iniciativa de propor, produzir e reproduzir todo o conhecimento adquirido na universidade. Além disso, nos inseriu dentro da realidade das escolas, da parte pedagógica à administrativa.