O presente relato de experiência visa compartilhar as vivências e desafios de iniciação à docência durante a trajetória do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no período de regência na ECI Irmã Joaquina Sampaio e na ECI Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz. Este programa institucional salienta a formação de futuros professores, ou seja, proporciona os primeiros contatos em sala de aula. Durante a formação acadêmica docente a iniciação a docência é um momento fundamental da qual a residência torna-se uma oportunidade de estabelecer uma conexão não apenas aproximando à docência à sua rotina, mas também a construção de sua identidade. Por esse motivo, o objetivo deste relato de experiência é expor os desafios enfrentados na iniciação à docência, comentar sobre o uso da sequência didática como ferramenta de planejamento das aulas e relacionar o PRP como aproximação da vida docente e desenvolvimento de identidade docente. Para o desenvolvimento deste relato de experiência foram consultadas como base teórica-metodológica as obras de Freire (1989), Freire (2002) e Dantas (2022). Este relato de experiência é caracterizado como qualitativo-expositivo, apresentando os resultados obtidos nos aprendizados das vivências durante o período de regência, na aproximação da vida docente que contribui para a formação da identidade docente.