Neste relato da experiência vivenciada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destacam-se as ações interventivas desenvolvidas no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cidadã Integral e Técnica Severino Cabral, localizada em Campina Grande/PB, integrando, na prática pedagógica, estudantes de licenciatura, futuros docentes de Língua Portuguesa. Nesse sentido, foi elaborado um trabalho pautado na metodologia da Sequência Didática (SD), conforme proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituído a partir da construção de um Modelo Didático do Gênero (MDG) Redação do Enem. Nesse direcionamento, analisam-se os impactos acadêmicos e profissionais do PIBID para os pibidianos, mediante fundamentação teórica em Bakhtin (1992), Marcuschi (2002), Passarelli (2012), Ruiz (2010), entre outros. A metodologia envolveu observações, planejamento e a elaboração da SD sobre “Preconceitos no Século XXI”, com intuito de, a partir do debate sobre exclusão social, promover práticas significativas de letramento para os alunos. Destaca-se, no decorrer do relato, a importância do trabalho com o texto dissertativo-argumentativo nos anos finais do ensino fundamental, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a necessidade de tempo para planejamento pedagógico e pesquisa na prática docente. A conclusão concentra-se em demonstrar as contribuições do Programa para o enriquecimento da formação docente, para a conscientização e a relevância da diversidade na Educação Básica.