Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONSTRUINDO PONTES: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106436
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 251
    "titulo" => "CONSTRUINDO PONTES: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho relata as atividades conduzidas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), uma iniciativa vinculada ao curso de Licenciatura plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de experiência vivenciada com o ensino de matemática, no ensino médio, em uma escola integral do estado da Paraíba. Com base no intuito de relatar uma intervenção lúdica, optou-se por uma ação com uso de um jogo como ferramenta explorada na aula de matemática. Após a aplicação do jogo, pode-se perceber a maior índices de acerto e agilidade nas tarefas propostas em aula, além de os alunos também terem percebido melhorias em suas habilidades matemáticas, na compreensão das regras de sinais. Através da vivência em sala de aula, da escuta dos alunos, da observação de sua rotina na sala de aula e na escola, permitiu a residente perceber quais coisas lhes chamam atenção e aproveitar isso, sempre que possível na sala de aula, com a finalidade de melhorar a compreensão dos conteúdos. Destaca-se a participação no PRP como um marco significativo na formação profissional docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID251_TB223_14032024201334.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LUCIANA"
    "autor_email" => "lucianalves3333@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106436
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 251
    "titulo" => "CONSTRUINDO PONTES: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho relata as atividades conduzidas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), uma iniciativa vinculada ao curso de Licenciatura plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de experiência vivenciada com o ensino de matemática, no ensino médio, em uma escola integral do estado da Paraíba. Com base no intuito de relatar uma intervenção lúdica, optou-se por uma ação com uso de um jogo como ferramenta explorada na aula de matemática. Após a aplicação do jogo, pode-se perceber a maior índices de acerto e agilidade nas tarefas propostas em aula, além de os alunos também terem percebido melhorias em suas habilidades matemáticas, na compreensão das regras de sinais. Através da vivência em sala de aula, da escuta dos alunos, da observação de sua rotina na sala de aula e na escola, permitiu a residente perceber quais coisas lhes chamam atenção e aproveitar isso, sempre que possível na sala de aula, com a finalidade de melhorar a compreensão dos conteúdos. Destaca-se a participação no PRP como um marco significativo na formação profissional docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID251_TB223_14032024201334.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LUCIANA"
    "autor_email" => "lucianalves3333@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este trabalho relata as atividades conduzidas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), uma iniciativa vinculada ao curso de Licenciatura plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Trata-se de experiência vivenciada com o ensino de matemática, no ensino médio, em uma escola integral do estado da Paraíba. Com base no intuito de relatar uma intervenção lúdica, optou-se por uma ação com uso de um jogo como ferramenta explorada na aula de matemática. Após a aplicação do jogo, pode-se perceber a maior índices de acerto e agilidade nas tarefas propostas em aula, além de os alunos também terem percebido melhorias em suas habilidades matemáticas, na compreensão das regras de sinais. Através da vivência em sala de aula, da escuta dos alunos, da observação de sua rotina na sala de aula e na escola, permitiu a residente perceber quais coisas lhes chamam atenção e aproveitar isso, sempre que possível na sala de aula, com a finalidade de melhorar a compreensão dos conteúdos. Destaca-se a participação no PRP como um marco significativo na formação profissional docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.