Resumo
O que os alunos e as alunas pensam sobre o ensino de Matemática? É a questão norteadora deste estudo qualitativo descritivo construído a partir de relatos de nossa experiência docente em turmas do Curso de Pedagogia, na disciplina de Didática da Matemática e Psicologia da Educação no Curso de Licenciatura Plena em Matemática, sendo esses cursos da Universidade Federal do Piauí/ Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos, ano 2014. Tem o objetivo de discutir sobre gênero e educação no meio acadêmico a partir das concepções construídas por alunos e alunas sobre o ensino de Matemática. O estudo possibilitou a reflexão de fatores associados às atitudes de alunos/as em relação a esse componente curricular, da percepção docente a respeito de como é construído o ensino da matemática no Curso de Licenciatura Plena em Matemática e como a Psicologia da Educação interviu nessa realidade. Descrevemos, ainda, experiências da docência nas aulas de Didática da Matemática no Curso de Pedagogia fazendo uma interlocução entre o ensino da matemática e as relações de gênero. Respaldamo-nos nas contribuições de autores/as como: Simião (2005), Felipe e Guizzo (2003), Teixeira (2012), Louro (1997) dentre outros/as. À luz desses aportes teóricos e das reflexões suscitadas apontamos que os gêneros agem de forma diferenciada buscando formas diferentes de alcançar seus objetivos e encontrar caminhos para assegurar suas ambições, seus desejos. Com ações distintas, porém não menos eficazes. As relações de gênero são repletas de poder que perpassam as relações do cotidiano e se manifestam na educação.