Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: RELAÇÕES DE GÊNERO., ENSINO DE MATEMÁTICA., SOCIOPOÉTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Educação
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10528
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 877
    "titulo" => "AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      O que os alunos e as alunas pensam sobre o ensino de Matemática? É a questão norteadora deste estudo qualitativo descritivo construído a partir de relatos de nossa experiência docente em turmas do Curso de Pedagogia, na disciplina de Didática da Matemática e Psicologia da Educação no Curso de Licenciatura Plena em Matemática, sendo esses cursos da Universidade Federal do Piauí/ Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos, ano 2014. Tem o objetivo de discutir sobre gênero e educação no meio acadêmico a partir das concepções construídas por alunos e alunas sobre o ensino de Matemática. O estudo possibilitou a reflexão de fatores associados às atitudes de alunos/as em relação a esse componente curricular, da percepção docente a respeito de como é construído o ensino da matemática no Curso de Licenciatura Plena em Matemática e como a Psicologia da Educação interviu nessa realidade. Descrevemos, ainda, experiências da docência nas aulas de Didática da Matemática no Curso de Pedagogia fazendo uma interlocução entre o ensino da matemática e as relações de gênero. Respaldamo-nos nas contribuições de autores/as como: Simião (2005), Felipe e Guizzo (2003), Teixeira (2012), Louro (1997) dentre outros/as. À luz desses aportes teóricos e das reflexões suscitadas apontamos que os gêneros agem de forma diferenciada buscando formas diferentes de alcançar seus objetivos e encontrar caminhos para assegurar suas ambições, seus desejos. Com ações distintas, porém não menos eficazes. As relações de gênero são repletas de poder que perpassam as relações do cotidiano e se manifestam na educação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO., ENSINO DE MATEMÁTICA., SOCIOPOÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID877_14042015161012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA"
    "autor_email" => "cristiana_barra@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10528
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 877
    "titulo" => "AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O ENSINO DE MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      O que os alunos e as alunas pensam sobre o ensino de Matemática? É a questão norteadora deste estudo qualitativo descritivo construído a partir de relatos de nossa experiência docente em turmas do Curso de Pedagogia, na disciplina de Didática da Matemática e Psicologia da Educação no Curso de Licenciatura Plena em Matemática, sendo esses cursos da Universidade Federal do Piauí/ Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos, ano 2014. Tem o objetivo de discutir sobre gênero e educação no meio acadêmico a partir das concepções construídas por alunos e alunas sobre o ensino de Matemática. O estudo possibilitou a reflexão de fatores associados às atitudes de alunos/as em relação a esse componente curricular, da percepção docente a respeito de como é construído o ensino da matemática no Curso de Licenciatura Plena em Matemática e como a Psicologia da Educação interviu nessa realidade. Descrevemos, ainda, experiências da docência nas aulas de Didática da Matemática no Curso de Pedagogia fazendo uma interlocução entre o ensino da matemática e as relações de gênero. Respaldamo-nos nas contribuições de autores/as como: Simião (2005), Felipe e Guizzo (2003), Teixeira (2012), Louro (1997) dentre outros/as. À luz desses aportes teóricos e das reflexões suscitadas apontamos que os gêneros agem de forma diferenciada buscando formas diferentes de alcançar seus objetivos e encontrar caminhos para assegurar suas ambições, seus desejos. Com ações distintas, porém não menos eficazes. As relações de gênero são repletas de poder que perpassam as relações do cotidiano e se manifestam na educação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO., ENSINO DE MATEMÁTICA., SOCIOPOÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID877_14042015161012.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA BARRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA"
    "autor_email" => "cristiana_barra@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Resumo O que os alunos e as alunas pensam sobre o ensino de Matemática? É a questão norteadora deste estudo qualitativo descritivo construído a partir de relatos de nossa experiência docente em turmas do Curso de Pedagogia, na disciplina de Didática da Matemática e Psicologia da Educação no Curso de Licenciatura Plena em Matemática, sendo esses cursos da Universidade Federal do Piauí/ Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos, ano 2014. Tem o objetivo de discutir sobre gênero e educação no meio acadêmico a partir das concepções construídas por alunos e alunas sobre o ensino de Matemática. O estudo possibilitou a reflexão de fatores associados às atitudes de alunos/as em relação a esse componente curricular, da percepção docente a respeito de como é construído o ensino da matemática no Curso de Licenciatura Plena em Matemática e como a Psicologia da Educação interviu nessa realidade. Descrevemos, ainda, experiências da docência nas aulas de Didática da Matemática no Curso de Pedagogia fazendo uma interlocução entre o ensino da matemática e as relações de gênero. Respaldamo-nos nas contribuições de autores/as como: Simião (2005), Felipe e Guizzo (2003), Teixeira (2012), Louro (1997) dentre outros/as. À luz desses aportes teóricos e das reflexões suscitadas apontamos que os gêneros agem de forma diferenciada buscando formas diferentes de alcançar seus objetivos e encontrar caminhos para assegurar suas ambições, seus desejos. Com ações distintas, porém não menos eficazes. As relações de gênero são repletas de poder que perpassam as relações do cotidiano e se manifestam na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.