Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, intitulada “A Violência nossa de cada dia: manifestações homofóbicas entre alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus João Pessoa do IFPB”. Como pressuposto desse estudo, entendemos que o processo social e histórico de construção da sexualidade impõe uma lógica demarcadora baseada na superioridade do status heterossexual, restringindo no ambiente institucional educacional a orientação homossexual, criando assim barreiras que sempre se organizam a partir de uma naturalização da heterossexualidade. Com vistas a compreensão do processo de conservação e reprodução dos valores heterossexistas, procuramos identificar a percepção do público pesquisado acerca das manifestações de homofobia explícitas ou veladas, e os fatores culturais que contribuem para a reprodução e legitimação dessas práticas e para a transmissão da lógica de inferiorização, subordinação e exclusão de indivíduos e grupos sociais, contrariando o princípio de respeito à diversidade e pluralidade dos valores sociais que devem pautar o ambiente escolar. A metodologia utilizada baseou-se primordialmente em fontes bibliográficas e documentais e na aplicação de um questionário realizado entre os alunos dos primeiros e quartos anos do ensino técnico integrado. Através da análise de dados, evidenciamos a incidência de preconceitos relativos a gênero e orientação sexual no cotidiano do Instituto Federal de Educação da Paraíba, ressaltando-se ainda o processo de “naturalização” das manifestações homofóbicas e a tolerância em relação a várias formas de expressão da discriminação como a piada e as brincadeiras, que visam isolar, inferiorizar, silenciar e invisibilizar a condição homossexual.