Quando se trata da produção e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos, estudos específicos com o recorte de gênero não são comuns nos meios acadêmicos. São raras as pesquisas que abordam a perspectiva das mulheres pesquisadoras, deixando-as quase invisíveis nas áreas técnicas e tecnológicas. Especificamente no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, instituição secular de ensino e pesquisa nas áreas de C&T, há uma predominância histórica de professores pesquisadores do sexo masculino, produtores de conhecimentos científico e tecnológico, tanto em seus programas de pós-graduação, quanto nos grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Nos últimos anos, no entanto, evidencia-se uma crescente inserção das mulheres na instituição, com expressiva participação na produção de conhecimentos em C&T. Este artigo se insere nessa discussão emergente da participação das mulheres na produção científica e tecnológica e apresenta um levantamento realizado por meio de estudos documentais da produção e divulgação científica e tecnológica das pesquisadoras docentes do CEFET-MG, objetivando problematizar sobre a baixa inserção das mulheres nas áreas tecnológicas e, sobretudo, dar visibilidade à participação das pesquisadoras na produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico.