Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: APRENDER, CONHECIMENTO, DIVERSÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9909
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 570
    "inscrito_id" => 1376
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo trazer uma reflexão sobre a importância do ensino lúdico na alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que os discentes desta modalidade de ensino na maioria das vezes são trabalhadores que chegam à sala de aula exaustos, pela alta carga horária de trabalho diário e por isto é necessário o professor desenvolver aulas criativas e lúdicas visando uma aprendizagem prazerosa e significativa. Assim, relata-se no presente trabalho as atividades realizadas no Projeto Didático intitulado “O Lúdico na EJA” desenvolvido na Escola Municipal do Francisco José Santana, na cidade de Pombal – PB, Sertão da Paraíba. O Projeto foi realizado durante todo o ano letivo de 2013, com uma turma multiseriada do ensino Fundamental I. Trabalhou- se músicas de Luiz Gonzaga e Roberto Carlos, totalizando dez músicas, cinco de cada. A razão de se escolher estes cantores é que ambos têm um repertório conhecidos pelos alunos. Foram feitos também atividades com bingos pedagógicos, jogos manuais e on-line. Cada aluno obteve uma conta na Rede Social Facebook e os educandos desenvolviam atividades pela internet, além dos jogos on-line, a leitura de pequenos textos motivacionais de escritores como Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Dalai Lama e Augusto Cury.  Todas as atividades tiveram por objetivo instigar a criatividade e a aprendizagem da leitura, da escrita e do raciocínio, ampliando assim o desenvolvimento da Língua Portuguesa e Matemática. Constatou-se que as aulas lúdicas estimularam o interesse e a participação dos discentes, com maior socialização, criando um bem estar e a diversão crítica, interferiu positivamente na freqüência escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "APRENDER, CONHECIMENTO, DIVERSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_45_37_idinscrito_1376_0446921173d7cc1896671907ea9914f5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE LIEDJA"
    "autor_email" => "jliedja@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9909
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 570
    "inscrito_id" => 1376
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este estudo tem por objetivo trazer uma reflexão sobre a importância do ensino lúdico na alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que os discentes desta modalidade de ensino na maioria das vezes são trabalhadores que chegam à sala de aula exaustos, pela alta carga horária de trabalho diário e por isto é necessário o professor desenvolver aulas criativas e lúdicas visando uma aprendizagem prazerosa e significativa. Assim, relata-se no presente trabalho as atividades realizadas no Projeto Didático intitulado “O Lúdico na EJA” desenvolvido na Escola Municipal do Francisco José Santana, na cidade de Pombal – PB, Sertão da Paraíba. O Projeto foi realizado durante todo o ano letivo de 2013, com uma turma multiseriada do ensino Fundamental I. Trabalhou- se músicas de Luiz Gonzaga e Roberto Carlos, totalizando dez músicas, cinco de cada. A razão de se escolher estes cantores é que ambos têm um repertório conhecidos pelos alunos. Foram feitos também atividades com bingos pedagógicos, jogos manuais e on-line. Cada aluno obteve uma conta na Rede Social Facebook e os educandos desenvolviam atividades pela internet, além dos jogos on-line, a leitura de pequenos textos motivacionais de escritores como Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Dalai Lama e Augusto Cury.  Todas as atividades tiveram por objetivo instigar a criatividade e a aprendizagem da leitura, da escrita e do raciocínio, ampliando assim o desenvolvimento da Língua Portuguesa e Matemática. Constatou-se que as aulas lúdicas estimularam o interesse e a participação dos discentes, com maior socialização, criando um bem estar e a diversão crítica, interferiu positivamente na freqüência escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "APRENDER, CONHECIMENTO, DIVERSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_45_37_idinscrito_1376_0446921173d7cc1896671907ea9914f5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE LIEDJA"
    "autor_email" => "jliedja@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este estudo tem por objetivo trazer uma reflexão sobre a importância do ensino lúdico na alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que os discentes desta modalidade de ensino na maioria das vezes são trabalhadores que chegam à sala de aula exaustos, pela alta carga horária de trabalho diário e por isto é necessário o professor desenvolver aulas criativas e lúdicas visando uma aprendizagem prazerosa e significativa. Assim, relata-se no presente trabalho as atividades realizadas no Projeto Didático intitulado “O Lúdico na EJA” desenvolvido na Escola Municipal do Francisco José Santana, na cidade de Pombal – PB, Sertão da Paraíba. O Projeto foi realizado durante todo o ano letivo de 2013, com uma turma multiseriada do ensino Fundamental I. Trabalhou- se músicas de Luiz Gonzaga e Roberto Carlos, totalizando dez músicas, cinco de cada. A razão de se escolher estes cantores é que ambos têm um repertório conhecidos pelos alunos. Foram feitos também atividades com bingos pedagógicos, jogos manuais e on-line. Cada aluno obteve uma conta na Rede Social Facebook e os educandos desenvolviam atividades pela internet, além dos jogos on-line, a leitura de pequenos textos motivacionais de escritores como Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Dalai Lama e Augusto Cury. Todas as atividades tiveram por objetivo instigar a criatividade e a aprendizagem da leitura, da escrita e do raciocínio, ampliando assim o desenvolvimento da Língua Portuguesa e Matemática. Constatou-se que as aulas lúdicas estimularam o interesse e a participação dos discentes, com maior socialização, criando um bem estar e a diversão crítica, interferiu positivamente na freqüência escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.