A inovação das aulas é de suma importância para a existência da disciplina, propagando o conhecimento geográfico por meio de projetos pedagógicos desenvolvidos nas séries iniciais e médio, dando novo significado a geografia escolar, se voltar nossos olhares para nossas práticas de ensino em sala, veremos que algo deve ser mudado, pois como é muito discutido: a metodologia não corresponde à realidade dos alunos, assim deixando as aulas enfadonhas, desinteressantes, contribuindo para o fracasso do ensino escolar. Contribuindo certamente para uma desmistificação dos conteúdos de geografia, como também a disciplina como toda. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida na turma do 3ª Ano “E” do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortêncio de Sousa Ribeiro, cidade de Campina Grande-PB. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/ CAPES/ UEPB- subprojeto Geografia. Sendo seu principal objetivo mostrar possibilidades de trabalhar na abordagem do tema “o que minha percepção alcança”, por meio das categorias geográficas (lugar e paisagem) que estão diretamente ligadas a vivência do aluno, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar. Com metodologias inovadoras que incentiva a criatividade do alunado através do lúdico: registros fotográficos para a confecção de um relato, seja este em forma de paródia, verso, etc. Assim, tendo um mural como prova dos resultados obtidos. Educadores têm de se adaptar, a essa nova geração que já nasceu familiarizada, onde tudo é interativo. A intervenção por meio do PIBID é uma forma de colaborar com as práticas desenvolvidas pelos professores, com o propósito de identificar e solucionar problemas através de metodologias voltadas para a construção do conhecimento.