Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: DOCUMENTÁRIOS, APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10159
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 441
    "inscrito_id" => 1300
    "titulo" => "PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A conexão entre educação e cinematografia apresenta função estratégica e pedagógica na sociedade, fornecendo politização, senso crítico e conhecimento para os indivíduos, assim, a articulação das imagens no dia-a-dia das pessoas assume um papel muito forte, principalmente na vida de crianças e jovens, a partir disso, o cinema surge como um instrumento auxiliador para o ensino e ferramenta a ser investigada, para procurar descobrir como a escola se posiciona frente ao cinema e averiguar ainda de que maneira o professor utiliza este recurso. Percebe-se então que, se o cinema está presente na vida dos jovens, ele não pode ser desconsiderado e simplesmente suprimido do sistema educativo, principalmente porque se solidifica como um forte componente polinizador da aprendizagem. (KLAMMER et. al, 2006). Portanto, o uso dos recursos cinematográfico para analisar informações e contextos pode facilitar a aquisição de conteúdos escolares, essa realidade é a que investigamos nesse estudo. Assim, este trabalho teve como objetivos discutir sobre uso devido do cinema e das novas tecnologias na educação, realizar atividades escritas sobre cinema, uso das mídias e os conteúdos de Geografia e analisar se essas práticas, envolvendo as produções de documentários, auxiliam ou não no conhecimento geográfico. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Estadual do Ensino Médio Severino Cabral, envolvendo a turma do 2º ano “C”. A princípio teve explicações teóricas, tanto de como desenvolver o trabalho quanto em relação aos assuntos a serem abordados, tendo como base a grande curricular do ensino médio inovador. A exibição de vídeos, documentários e filmes relacionados aos assuntos, auxiliaram na hora de elaborar as produções cinematográficas. Posteriormente, a turma foi dividida em grupos, com diversas temáticas, pronta esta etapa, ocorreu a produção dos documentários. Para realização dessas atividades utilizou-se de materiais teórico, filmadora, celular, computador pessoal, ferramentas de edição, dentre outros. A partir das práticas realizadas, percebeu-se que os alunos adquiram autenticidade e responsabilidade para utilizar os recursos cinematográficos e as novas tecnologias para fins pedagógicos, houve incentivo a frequência e rendimento dos alunos, a partir das produções dos documentários, os conteúdos das disciplinas e macrocampos envolvidos ficaram mais atrativos e próximos da realidade dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "DOCUMENTÁRIOS, APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_21_05_02_idinscrito_1300_72fdec760a3f3b061510bc11f80da45c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUETONIO JUNIOR FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR SOUSA"
    "autor_email" => "suetonio_junior2@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10159
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 441
    "inscrito_id" => 1300
    "titulo" => "PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A conexão entre educação e cinematografia apresenta função estratégica e pedagógica na sociedade, fornecendo politização, senso crítico e conhecimento para os indivíduos, assim, a articulação das imagens no dia-a-dia das pessoas assume um papel muito forte, principalmente na vida de crianças e jovens, a partir disso, o cinema surge como um instrumento auxiliador para o ensino e ferramenta a ser investigada, para procurar descobrir como a escola se posiciona frente ao cinema e averiguar ainda de que maneira o professor utiliza este recurso. Percebe-se então que, se o cinema está presente na vida dos jovens, ele não pode ser desconsiderado e simplesmente suprimido do sistema educativo, principalmente porque se solidifica como um forte componente polinizador da aprendizagem. (KLAMMER et. al, 2006). Portanto, o uso dos recursos cinematográfico para analisar informações e contextos pode facilitar a aquisição de conteúdos escolares, essa realidade é a que investigamos nesse estudo. Assim, este trabalho teve como objetivos discutir sobre uso devido do cinema e das novas tecnologias na educação, realizar atividades escritas sobre cinema, uso das mídias e os conteúdos de Geografia e analisar se essas práticas, envolvendo as produções de documentários, auxiliam ou não no conhecimento geográfico. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Estadual do Ensino Médio Severino Cabral, envolvendo a turma do 2º ano “C”. A princípio teve explicações teóricas, tanto de como desenvolver o trabalho quanto em relação aos assuntos a serem abordados, tendo como base a grande curricular do ensino médio inovador. A exibição de vídeos, documentários e filmes relacionados aos assuntos, auxiliaram na hora de elaborar as produções cinematográficas. Posteriormente, a turma foi dividida em grupos, com diversas temáticas, pronta esta etapa, ocorreu a produção dos documentários. Para realização dessas atividades utilizou-se de materiais teórico, filmadora, celular, computador pessoal, ferramentas de edição, dentre outros. A partir das práticas realizadas, percebeu-se que os alunos adquiram autenticidade e responsabilidade para utilizar os recursos cinematográficos e as novas tecnologias para fins pedagógicos, houve incentivo a frequência e rendimento dos alunos, a partir das produções dos documentários, os conteúdos das disciplinas e macrocampos envolvidos ficaram mais atrativos e próximos da realidade dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "DOCUMENTÁRIOS, APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_21_05_02_idinscrito_1300_72fdec760a3f3b061510bc11f80da45c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUETONIO JUNIOR FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR SOUSA"
    "autor_email" => "suetonio_junior2@hotmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A conexão entre educação e cinematografia apresenta função estratégica e pedagógica na sociedade, fornecendo politização, senso crítico e conhecimento para os indivíduos, assim, a articulação das imagens no dia-a-dia das pessoas assume um papel muito forte, principalmente na vida de crianças e jovens, a partir disso, o cinema surge como um instrumento auxiliador para o ensino e ferramenta a ser investigada, para procurar descobrir como a escola se posiciona frente ao cinema e averiguar ainda de que maneira o professor utiliza este recurso. Percebe-se então que, se o cinema está presente na vida dos jovens, ele não pode ser desconsiderado e simplesmente suprimido do sistema educativo, principalmente porque se solidifica como um forte componente polinizador da aprendizagem. (KLAMMER et. al, 2006). Portanto, o uso dos recursos cinematográfico para analisar informações e contextos pode facilitar a aquisição de conteúdos escolares, essa realidade é a que investigamos nesse estudo. Assim, este trabalho teve como objetivos discutir sobre uso devido do cinema e das novas tecnologias na educação, realizar atividades escritas sobre cinema, uso das mídias e os conteúdos de Geografia e analisar se essas práticas, envolvendo as produções de documentários, auxiliam ou não no conhecimento geográfico. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Estadual do Ensino Médio Severino Cabral, envolvendo a turma do 2º ano “C”. A princípio teve explicações teóricas, tanto de como desenvolver o trabalho quanto em relação aos assuntos a serem abordados, tendo como base a grande curricular do ensino médio inovador. A exibição de vídeos, documentários e filmes relacionados aos assuntos, auxiliaram na hora de elaborar as produções cinematográficas. Posteriormente, a turma foi dividida em grupos, com diversas temáticas, pronta esta etapa, ocorreu a produção dos documentários. Para realização dessas atividades utilizou-se de materiais teórico, filmadora, celular, computador pessoal, ferramentas de edição, dentre outros. A partir das práticas realizadas, percebeu-se que os alunos adquiram autenticidade e responsabilidade para utilizar os recursos cinematográficos e as novas tecnologias para fins pedagógicos, houve incentivo a frequência e rendimento dos alunos, a partir das produções dos documentários, os conteúdos das disciplinas e macrocampos envolvidos ficaram mais atrativos e próximos da realidade dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.