O termo Educação Ambiental é tratado como tema transversal no ambiente escolar, mas também é destaque em veículos de comunicação, tais como, jornais, programas de televisão, revistas, palestras, entre outros tantos que retratam a sua importância. O aumento demográfico ao longo dos períodos históricos vem aumentando a necessidade de espaços para a organização das sociedades e paulatinamente a expansão do capitalismo vem agravando os problemas ambientais com a introdução no meio ambiente de substâncias nocivas aos seres vivos que prejudicam o equilíbrio ecológico com a abrangência em todas as escalas geográficas. Tratar dessa temática com jovens que estão na educação básica é de extrema relevância, pois a escola não deve trabalhar apenas o conceito em si, mas a sua práxis, ou seja, como ela se manifesta no cotidiano dos discentes, afinal, estes serão a nova geração. Objetiva-se, portanto, analisar as perspectivas da educação ambiental à luz do entendimento de estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas localizadas na cidade de Patos-PB. Parte-se do princípio de que a formação de um cidadão com menor pegada ecológica surge nas discussões que este faz no ambiente escolar. Para tal, realizou-se um estudo de caso em cinco escolas públicas e cinco privadas que se localizam na cidade de Patos-PB e tem em sua grade o ensino médio. Por meio desta pesquisa, percebeu-se que a larga maioria dos professores não aborda a educação ambiental de forma transdisciplinar/multidisciplinar, sendo essa restrita aos componentes curriculares de Geografia e/ou Biologia. Os alunos, por sua vez, mostraram um baixo entendimento teórico da temática limitando-se a conceituar a educação ambiental como sendo meramente um fato ecológico (não jogar lixo no chão), mas despreza-se o seu fator social, político, econômico e cultural.