PROJETO DE VIDA COMO METODOLOGIA UTILIZADA EM SALA DE AULA PARA ERIGIR A AUTOESTIMA DISCENTE E COMBATER A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100968 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8593 "inscrito_id" => 11473 "titulo" => "PROJETO DE VIDA COMO METODOLOGIA UTILIZADA EM SALA DE AULA PARA ERIGIR A AUTOESTIMA DISCENTE E COMBATER A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)." "resumo" => "São evidentes os desafios enfrentados pelos educadores da EJA, entre eles: a evasão escolar e a baixa autoestima dos alunos, bem como os desafios enfrentados pelos discentes, que retornam à sala de aula com objetivo de superar preconceitos, críticas e discriminação, tanto no ambiente familiar, como na vida em sociedade. No entanto essa modalidade de ensino requer educadores altamente qualificados, além de possuir habilidades incentivadoras para receber e acolher uma diversidade de jovens e adultos com diferentes realidades, que por sua vez não tiveram acesso à escola ou por algum motivo não puderam concluir o ensino na idade própria. Esse trabalho propõe apresentar a metodologia: Projeto de Vida, ministradas como proposta a fim de combater a evasão escolar e erigir a autoestima dos alunos da EJA em anos iniciais da Escola Municipal Francisco de Oliveira de Melo, localizada em Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Freire (1999), Costa e Silva (2015), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados apresentaram relevantes considerações na redução da taxa da evasão destes estudantes, além de propiciar maior autonomia, instigando-os a construírem sua própria identidade de forma a contribuir para o crescimento pessoal e profissional desses indivíduos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11473_TB8593_27082023200319.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM" "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM" "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100968 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8593 "inscrito_id" => 11473 "titulo" => "PROJETO DE VIDA COMO METODOLOGIA UTILIZADA EM SALA DE AULA PARA ERIGIR A AUTOESTIMA DISCENTE E COMBATER A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)." "resumo" => "São evidentes os desafios enfrentados pelos educadores da EJA, entre eles: a evasão escolar e a baixa autoestima dos alunos, bem como os desafios enfrentados pelos discentes, que retornam à sala de aula com objetivo de superar preconceitos, críticas e discriminação, tanto no ambiente familiar, como na vida em sociedade. No entanto essa modalidade de ensino requer educadores altamente qualificados, além de possuir habilidades incentivadoras para receber e acolher uma diversidade de jovens e adultos com diferentes realidades, que por sua vez não tiveram acesso à escola ou por algum motivo não puderam concluir o ensino na idade própria. Esse trabalho propõe apresentar a metodologia: Projeto de Vida, ministradas como proposta a fim de combater a evasão escolar e erigir a autoestima dos alunos da EJA em anos iniciais da Escola Municipal Francisco de Oliveira de Melo, localizada em Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Freire (1999), Costa e Silva (2015), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados apresentaram relevantes considerações na redução da taxa da evasão destes estudantes, além de propiciar maior autonomia, instigando-os a construírem sua própria identidade de forma a contribuir para o crescimento pessoal e profissional desses indivíduos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11473_TB8593_27082023200319.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM" "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM" "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }