construídos durante a formação inicial em Geografia e analisar a compreensão do espaço geográfico (SANTOS, 1998) em licenciandos do curso desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. A licenciatura possui papel crucial para formação e atuação profissional dos professores, no qual um conjunto de conhecimentos específicos do campo disciplinar e conhecimentos pedagógicos se encontram. Entre os inúmeros trabalhos voltados para os conhecimentos da docência, escolhemos orientar a pesquisa a partir dos estudos que reconhecem a existência de uma base de conhecimento docente (SHULMAN, 2014). Nesse sentido, apontamos a formação acadêmica, por constituir pilar fundamental da base de conhecimento e destacamos o papel central dos conhecimentos específicos da área. Assim, no contexto contemporâneo, em que consiste a formação docente e, de qual maneira, o ensino remoto emergencial, nos anos 2020-2021, provocado pela pandemia COVID-19, influenciaram no processo de formação dos futuros professores de Geografia? Desse modo, em uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), constamos, preliminarmente, a realização de novas abordagens didáticas, atividades e avaliações mediadas pelo uso expressivo das tecnologias de informação e comunicação- TIC’s, que permitiu realizar o ensino durante a pandemia, mas trouxe efeitos no percurso formativo, frente ao distanciamento, a pouca interação nos momentos de ensino e, sobretudo, por exigir, maior disciplina de estudo, condições adequadas e certo conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa, em andamento, tem o propósito de fortalecer a discussão sobre a construção profissional do professor de Geografia, que se concretiza mesmo em circunstâncias adversas, como o contexto de pandemia, e ainda, somar ao debate e reflexões sobre a geografia acadêmica e escolar.