Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM GEOGRAFIA E OS EFEITOS DO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101317
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9073
    "inscrito_id" => 23671
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM GEOGRAFIA E OS EFEITOS DO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "construídos durante a formação inicial em Geografia e analisar a compreensão do espaço geográfico (SANTOS, 1998) em licenciandos do curso desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. A licenciatura possui papel crucial para formação e atuação profissional dos professores, no qual um conjunto de conhecimentos específicos do campo disciplinar e conhecimentos pedagógicos se encontram. Entre os inúmeros trabalhos voltados para os conhecimentos da docência, escolhemos orientar a pesquisa a partir dos estudos que reconhecem a existência de uma base de conhecimento docente (SHULMAN, 2014). Nesse sentido, apontamos a formação acadêmica, por constituir pilar fundamental da base de conhecimento e destacamos o papel central dos conhecimentos específicos da área. Assim, no contexto contemporâneo, em que consiste a formação docente e, de qual maneira, o ensino remoto emergencial, nos anos 2020-2021, provocado pela pandemia COVID-19, influenciaram no processo de formação dos futuros professores de Geografia? Desse modo, em uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), constamos, preliminarmente, a realização de novas abordagens didáticas, atividades e avaliações mediadas pelo uso expressivo das tecnologias de informação e comunicação- TIC’s, que permitiu realizar o ensino durante a pandemia, mas trouxe efeitos no percurso formativo, frente ao distanciamento, a pouca interação nos momentos de ensino e, sobretudo, por exigir, maior disciplina de estudo, condições adequadas e certo conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa, em andamento, tem o propósito de fortalecer a discussão sobre a construção profissional do professor de Geografia, que se concretiza mesmo em circunstâncias adversas, como o contexto de pandemia, e ainda, somar ao debate e reflexões sobre a geografia acadêmica e escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23671_TB9073_19112023211912.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA RODRIGUES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeriaufms@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101317
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9073
    "inscrito_id" => 23671
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM GEOGRAFIA E OS EFEITOS DO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "construídos durante a formação inicial em Geografia e analisar a compreensão do espaço geográfico (SANTOS, 1998) em licenciandos do curso desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. A licenciatura possui papel crucial para formação e atuação profissional dos professores, no qual um conjunto de conhecimentos específicos do campo disciplinar e conhecimentos pedagógicos se encontram. Entre os inúmeros trabalhos voltados para os conhecimentos da docência, escolhemos orientar a pesquisa a partir dos estudos que reconhecem a existência de uma base de conhecimento docente (SHULMAN, 2014). Nesse sentido, apontamos a formação acadêmica, por constituir pilar fundamental da base de conhecimento e destacamos o papel central dos conhecimentos específicos da área. Assim, no contexto contemporâneo, em que consiste a formação docente e, de qual maneira, o ensino remoto emergencial, nos anos 2020-2021, provocado pela pandemia COVID-19, influenciaram no processo de formação dos futuros professores de Geografia? Desse modo, em uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), constamos, preliminarmente, a realização de novas abordagens didáticas, atividades e avaliações mediadas pelo uso expressivo das tecnologias de informação e comunicação- TIC’s, que permitiu realizar o ensino durante a pandemia, mas trouxe efeitos no percurso formativo, frente ao distanciamento, a pouca interação nos momentos de ensino e, sobretudo, por exigir, maior disciplina de estudo, condições adequadas e certo conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa, em andamento, tem o propósito de fortalecer a discussão sobre a construção profissional do professor de Geografia, que se concretiza mesmo em circunstâncias adversas, como o contexto de pandemia, e ainda, somar ao debate e reflexões sobre a geografia acadêmica e escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23671_TB9073_19112023211912.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA RODRIGUES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeriaufms@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

construídos durante a formação inicial em Geografia e analisar a compreensão do espaço geográfico (SANTOS, 1998) em licenciandos do curso desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas. A licenciatura possui papel crucial para formação e atuação profissional dos professores, no qual um conjunto de conhecimentos específicos do campo disciplinar e conhecimentos pedagógicos se encontram. Entre os inúmeros trabalhos voltados para os conhecimentos da docência, escolhemos orientar a pesquisa a partir dos estudos que reconhecem a existência de uma base de conhecimento docente (SHULMAN, 2014). Nesse sentido, apontamos a formação acadêmica, por constituir pilar fundamental da base de conhecimento e destacamos o papel central dos conhecimentos específicos da área. Assim, no contexto contemporâneo, em que consiste a formação docente e, de qual maneira, o ensino remoto emergencial, nos anos 2020-2021, provocado pela pandemia COVID-19, influenciaram no processo de formação dos futuros professores de Geografia? Desse modo, em uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), constamos, preliminarmente, a realização de novas abordagens didáticas, atividades e avaliações mediadas pelo uso expressivo das tecnologias de informação e comunicação- TIC’s, que permitiu realizar o ensino durante a pandemia, mas trouxe efeitos no percurso formativo, frente ao distanciamento, a pouca interação nos momentos de ensino e, sobretudo, por exigir, maior disciplina de estudo, condições adequadas e certo conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa, em andamento, tem o propósito de fortalecer a discussão sobre a construção profissional do professor de Geografia, que se concretiza mesmo em circunstâncias adversas, como o contexto de pandemia, e ainda, somar ao debate e reflexões sobre a geografia acadêmica e escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.