A Educação de Jovens e Adultos (EJA) compõe significativa importância para a garantia a educação de indivíduos que não concluíram sua escolaridade na idade própria, bem como, a alfabetização de trabalhadores que não tiveram oportunidades de estudo na infância. Desse modo, o presente trabalho traz as reflexões a cerca da realidade vivenciada na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, no contexto de uma escola municipal da zona urbana do município de Mulungu-PB, com uma turma dos ciclos I e II. Buscou-se investigar quais os processos metodológicos realizados para o atendimento a esse público, bem como, as dificuldades existentes no que diz respeito a evasão escolar e a permanecia desses educandos durante o ano letivo. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo a partir de um estudo de caso, diante das experiências vivenciadas no contexto diário. Os resultados apontam algumas causas da evasão escolar como a jornada de trabalho dos educandos e a consequente carga de cansaço no turno noturno, necessidade de trabalhar durante a noite, não-adaptação com a escola e ainda, sentimento de insegurança ao saírem de casa por causa da violência. Contudo, as estratégias metodológicas devem ser especialmente desenvolvidas e direcionadas a esse público, evitando sobrecarga conteudista, trazendo significação para a realidade desses educandos e tornando o ambiente escolar acolhedor e prazeroso.