INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E FÍSICA SOB A ÓTICA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97838 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4251 "inscrito_id" => 18774 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E FÍSICA SOB A ÓTICA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A interdisciplinaridade é inerente ao processo educativo moderno; na contemporaneidade, busca-se uma compreensão global dos fenômenos e não uma visão fragmentada deste. Logo, no contexto de uma educação arraigada em uma sociedade tecnológica e globalizada, os processos são sempre investigados sob uma perspectiva inter e multidisciplinar. Dentro do conjunto das Ciências Naturais e da Terra; Biologia, Química e Física, geralmente avaliam diferentes aspectos de um mesmo fenômeno, de modo a complementar e/ou confirmar ideias destas áreas distintas. Assim, a problemática que norteou este trabalho foi: “Como estudar os fenômenos naturais por meio de atividades experimentais no Ensino Médio que envolvessem conceitos e teorias da Química e da Física?”. A partir dest e problema, estipulou-se objetivo geral: “Estudar fenômenos naturais a partir de um processo de ensino interdisciplinar de Física e Química com a utilização de experimentação no processo educativo referente ao conteúdo de Química do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nascimento de Moraes, localizada na cidade de Imperatriz-MA”. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, de campo, pesquisa-ação e estudo de caso. As etapas foram: coleta de informações bibliográficas, elaboração de aula pautada na interdisciplinaridade e experimentação; elaboração e aplicação de questionário após a referida aula e triangulação dos resultados. A partir disto, observou-se que, possivelmente, uma aula pautada na interdisciplinaridade e experimentação auxiliou no desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica por parte do alunado, bem como, em uma compreensão mais global e não fragmentada dos fenômenos estudados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18774_TB4251_10122023142017.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA" "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97838 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4251 "inscrito_id" => 18774 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE QUÍMICA E FÍSICA SOB A ÓTICA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A interdisciplinaridade é inerente ao processo educativo moderno; na contemporaneidade, busca-se uma compreensão global dos fenômenos e não uma visão fragmentada deste. Logo, no contexto de uma educação arraigada em uma sociedade tecnológica e globalizada, os processos são sempre investigados sob uma perspectiva inter e multidisciplinar. Dentro do conjunto das Ciências Naturais e da Terra; Biologia, Química e Física, geralmente avaliam diferentes aspectos de um mesmo fenômeno, de modo a complementar e/ou confirmar ideias destas áreas distintas. Assim, a problemática que norteou este trabalho foi: “Como estudar os fenômenos naturais por meio de atividades experimentais no Ensino Médio que envolvessem conceitos e teorias da Química e da Física?”. A partir dest e problema, estipulou-se objetivo geral: “Estudar fenômenos naturais a partir de um processo de ensino interdisciplinar de Física e Química com a utilização de experimentação no processo educativo referente ao conteúdo de Química do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nascimento de Moraes, localizada na cidade de Imperatriz-MA”. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, de campo, pesquisa-ação e estudo de caso. As etapas foram: coleta de informações bibliográficas, elaboração de aula pautada na interdisciplinaridade e experimentação; elaboração e aplicação de questionário após a referida aula e triangulação dos resultados. A partir disto, observou-se que, possivelmente, uma aula pautada na interdisciplinaridade e experimentação auxiliou no desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica por parte do alunado, bem como, em uma compreensão mais global e não fragmentada dos fenômenos estudados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18774_TB4251_10122023142017.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA" "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }