O presente estudo trata-se de um relato de experiência de ensino de química desenvolvida junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado de Informática por meio da exploração de experimentos de Fabricação de bafômetro descartável e análise de etanol presente em gasolina comercial. Esta ação teve como escopo: proporcionar a visualização materializada dos conceitos explorados na referida disciplina, tais como: reações de oxidação, oxirredução e polaridade. Teoricamente buscou-se fundamentar em autores como Solomons (2001), Feltre (2004), Ferreira (2010), dentre outros. Essa investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – (IFSertãoPE – campus Ouricuri) – PE em dois momentos: observação não-participante de 4 aulas ministradas pelo professor regente da referida turma e execução de intervenção (regência docente) em mais 4 aulas. A regência ocorreu em duas fases; nas duas 2 primeiras aulas desenvolveu-se a execução dos experimentos já mencionados, no espaço do laboratório de química da referida instituição; em sequência foram realizadas duas aulas expositivas, com vistas a problematizar os experimentos e sanar dúvidas referentes aos conteúdos de funções oxigenadas: aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. Dentre os resultados alcançados, foi possível perceber que por meio da execução dos processos de experimentação os discentes compreenderam como funciona a identificação de teor alcoólico presente no sangue, assim como o mecanismo da reação presente nas substâncias que compõem os referidos processos investigados. Isso indica que quando os discentes têm a oportunidade de entender de forma ativa como a química orgânica acontecesse, eles conseguem assimilar e consolidar mais facilmente os conhecimentos adquiridos. A busca por aulas mais motivadoras, dinâmicas e participativas requer a utilização de estratégias que consigam engajar e mobilizar os alunos. É necessário que os educadores compreendam essa importância e viabilizem cada vez a execução deste tipo de proposta.