O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da linguística enunciativa de Émile Benveniste para o ensino da língua escrita. Apesar de Benveniste não ter voltado seus textos para o ensino de línguas, os pesquisadores conseguem antever nos fundamentos da perspectiva enunciativa benvenisteana respostas para a educação. A dificuldade no campo enunciativo de Benveniste para os estudos na área da educação existe, porque o autor não se debruçou em delinear um modelo único de análise de investigação, pois como a própria enunciação é única e irrepetível, o corpus determina a perspectiva enunciativa de análise. Faz-se necessário, então, precisão teórica para delimitar os pontos de um trabalho específico que interessem ao ensino da escrita. Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão de literatura realizada nos últimos 10 anos (2013-2022), em publicações científicas nacionais nas bases de dados Periódicos Capes e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTDC), utilizando dois grupos de descritores: 1)enunciação, ensino de escrita, Benveniste e 2) enunciação, escrita, Benveniste. Foram encontrados XX trabalhos no banco de Periódicos Capes e XX trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, que apontam para as contribuições da perspectiva enunciativa de Émile Benveniste para o entendimento da escrita e de seu processo de ensino. Logo, a Teoria da Enunciação de Benveniste, oferece respaldo teórico para trabalhar a escrita, enquanto fenômeno social e cultural no ensino básico.