A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98907 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5619 "inscrito_id" => 17519 "titulo" => "A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO" "resumo" => "O presente estudo discute sobre a contribuição da Disciplina de Libras no Ensino superior e como a mesma auxilia no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar. O objetivo geral foi investigar a contribuição da disciplina de Libras para os processos formativos dos futuros profissionais que atuarão com a inclusão de alunos surdos na Educação básica. A pesquisa tem abordagem qualitativa e exploratória, usando como procedimento a pesquisa documental. Como suporte teórico utilizamos autores como: Acorsi (2010); Campos e Garbini (2010); Carvalho (2005); Cunha (1999); Fonseca (2000); Gesser (2011); Imbernón (2011); Karnopp (2013); Moreira (2004); Tardif (2011; 2014); e Felipe (2002). O estudo foi realizado na Universidade Regional do Cariri- URCA situada no Estado de Ceará, na Unidade Descentralizada de Campos Sales, onde funciona os cursos de Letras, Ciências, Biológicas e Matemática, tendo como foco o estudo do plano de curso para a disciplina de Libras nesses cursos. É notório que a disciplina de Libras contribui para melhoria da formação de professores que atuarão na educação básica. Sabemos que já um avanço a inclusão da Libras como uma disciplina da estrutura curricular nos cursos de formação de professores. No entanto, isso não é suficiente, uma disciplina não é capaz de contemplar todos os aspectos de uma língua, nem mesmo de forma básica. Para tanto é necessária uma restruturação tanto nos conteúdos como na oferta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17519_TB5619_03102023063628.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉCICA COELHO DO NASCIMENTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Gécica" "autor_email" => "gecicast@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98907 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5619 "inscrito_id" => 17519 "titulo" => "A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO" "resumo" => "O presente estudo discute sobre a contribuição da Disciplina de Libras no Ensino superior e como a mesma auxilia no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar. O objetivo geral foi investigar a contribuição da disciplina de Libras para os processos formativos dos futuros profissionais que atuarão com a inclusão de alunos surdos na Educação básica. A pesquisa tem abordagem qualitativa e exploratória, usando como procedimento a pesquisa documental. Como suporte teórico utilizamos autores como: Acorsi (2010); Campos e Garbini (2010); Carvalho (2005); Cunha (1999); Fonseca (2000); Gesser (2011); Imbernón (2011); Karnopp (2013); Moreira (2004); Tardif (2011; 2014); e Felipe (2002). O estudo foi realizado na Universidade Regional do Cariri- URCA situada no Estado de Ceará, na Unidade Descentralizada de Campos Sales, onde funciona os cursos de Letras, Ciências, Biológicas e Matemática, tendo como foco o estudo do plano de curso para a disciplina de Libras nesses cursos. É notório que a disciplina de Libras contribui para melhoria da formação de professores que atuarão na educação básica. Sabemos que já um avanço a inclusão da Libras como uma disciplina da estrutura curricular nos cursos de formação de professores. No entanto, isso não é suficiente, uma disciplina não é capaz de contemplar todos os aspectos de uma língua, nem mesmo de forma básica. Para tanto é necessária uma restruturação tanto nos conteúdos como na oferta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17519_TB5619_03102023063628.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉCICA COELHO DO NASCIMENTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Gécica" "autor_email" => "gecicast@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }