Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98907
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5619
    "inscrito_id" => 17519
    "titulo" => "A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO"
    "resumo" => "O presente estudo discute sobre a contribuição da Disciplina de Libras no Ensino superior e como a mesma auxilia no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar. O objetivo geral foi investigar a contribuição da disciplina de Libras para os processos formativos dos futuros profissionais que atuarão com a inclusão de alunos surdos na Educação básica. A pesquisa tem abordagem qualitativa e exploratória, usando como procedimento a pesquisa documental. Como suporte teórico utilizamos autores como: Acorsi (2010); Campos e Garbini (2010); Carvalho (2005); Cunha (1999); Fonseca (2000); Gesser (2011); Imbernón (2011); Karnopp (2013); Moreira (2004); Tardif (2011; 2014); e Felipe (2002). O estudo foi realizado na Universidade Regional do Cariri- URCA situada no Estado de Ceará, na Unidade Descentralizada de Campos Sales, onde funciona os cursos de Letras, Ciências, Biológicas e Matemática, tendo como foco o estudo do plano de curso para a disciplina de Libras nesses cursos. É notório que a disciplina de Libras contribui para melhoria da formação de professores que atuarão na educação básica. Sabemos que já um avanço a inclusão da Libras como uma disciplina da estrutura curricular nos cursos de formação de professores. No entanto, isso não é suficiente, uma disciplina não é capaz de contemplar todos os aspectos de uma língua, nem mesmo de forma básica. Para tanto é necessária uma restruturação tanto nos conteúdos como na oferta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17519_TB5619_03102023063628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉCICA COELHO DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Gécica"
    "autor_email" => "gecicast@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98907
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5619
    "inscrito_id" => 17519
    "titulo" => "A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO"
    "resumo" => "O presente estudo discute sobre a contribuição da Disciplina de Libras no Ensino superior e como a mesma auxilia no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar. O objetivo geral foi investigar a contribuição da disciplina de Libras para os processos formativos dos futuros profissionais que atuarão com a inclusão de alunos surdos na Educação básica. A pesquisa tem abordagem qualitativa e exploratória, usando como procedimento a pesquisa documental. Como suporte teórico utilizamos autores como: Acorsi (2010); Campos e Garbini (2010); Carvalho (2005); Cunha (1999); Fonseca (2000); Gesser (2011); Imbernón (2011); Karnopp (2013); Moreira (2004); Tardif (2011; 2014); e Felipe (2002). O estudo foi realizado na Universidade Regional do Cariri- URCA situada no Estado de Ceará, na Unidade Descentralizada de Campos Sales, onde funciona os cursos de Letras, Ciências, Biológicas e Matemática, tendo como foco o estudo do plano de curso para a disciplina de Libras nesses cursos. É notório que a disciplina de Libras contribui para melhoria da formação de professores que atuarão na educação básica. Sabemos que já um avanço a inclusão da Libras como uma disciplina da estrutura curricular nos cursos de formação de professores. No entanto, isso não é suficiente, uma disciplina não é capaz de contemplar todos os aspectos de uma língua, nem mesmo de forma básica. Para tanto é necessária uma restruturação tanto nos conteúdos como na oferta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17519_TB5619_03102023063628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉCICA COELHO DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Gécica"
    "autor_email" => "gecicast@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo discute sobre a contribuição da Disciplina de Libras no Ensino superior e como a mesma auxilia no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar. O objetivo geral foi investigar a contribuição da disciplina de Libras para os processos formativos dos futuros profissionais que atuarão com a inclusão de alunos surdos na Educação básica. A pesquisa tem abordagem qualitativa e exploratória, usando como procedimento a pesquisa documental. Como suporte teórico utilizamos autores como: Acorsi (2010); Campos e Garbini (2010); Carvalho (2005); Cunha (1999); Fonseca (2000); Gesser (2011); Imbernón (2011); Karnopp (2013); Moreira (2004); Tardif (2011; 2014); e Felipe (2002). O estudo foi realizado na Universidade Regional do Cariri- URCA situada no Estado de Ceará, na Unidade Descentralizada de Campos Sales, onde funciona os cursos de Letras, Ciências, Biológicas e Matemática, tendo como foco o estudo do plano de curso para a disciplina de Libras nesses cursos. É notório que a disciplina de Libras contribui para melhoria da formação de professores que atuarão na educação básica. Sabemos que já um avanço a inclusão da Libras como uma disciplina da estrutura curricular nos cursos de formação de professores. No entanto, isso não é suficiente, uma disciplina não é capaz de contemplar todos os aspectos de uma língua, nem mesmo de forma básica. Para tanto é necessária uma restruturação tanto nos conteúdos como na oferta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.