EXPLORANDOAHISTÓRIADAMATEMÁTICANOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96807 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2858 "inscrito_id" => 15274 "titulo" => "EXPLORANDOAHISTÓRIADAMATEMÁTICANOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "As histórias da matemática dispõem aos estudantes os fundamentos para ressignificar o saber matemático produzido na antiguidade, trazendo-os ao contexto sociocultural agora vivenciado, dialogando com outros conhecimentos construído pela história da humanidade. Através do estudo da história da matemática, é possível entender como os conceitos matemáticos foram desenvolvidos e como eles se relacionam com outras áreas do conhecimento. Além disso, a inclusão da história da matemática no ensino de matemática pode ajudar a combater a visão de que a matemática é uma disciplina abstrata e distante da realidade, por mostrar como a matemática é aplicada em diferentes contextos históricos e culturais. Diante disso, a pergunta de pesquisa norteadora desse trabalho foi : como a história da matemática é apresentada nos livros didáticos e qual é o impacto disso na aprendizagem dos discentes? A metodologia adotada constituiu em um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, voltado a livros didáticos, artigos científicos, dissertações e teses que tematiza a história da matemática. Nesse contexto, o campo de pesquisa abrangeu livros didáticos de matemática utilizados em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental até o médio. Os sujeitos de pesquisa foram os próprios livros, considerando-os como uma representação dos materiais didáticos amplamente disponíveis nas escolas. Esse estudo proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre a abordagem da história da matemática nos livros didáticos e seu impacto no processo de aprendizagem. As compreensões obtidas podem destacar a importância da história da matemática como uma ferramenta motivadora e contextualizadora, capaz de despertar o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos. Além disso, identificou-se boas práticas e recomendações para aprimorar a incorporação da história da matemática nos livros didáticos, visando a melhoria do ensino da disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15274_TB2858_04102023213602.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YAN VICTOR VIEIRA GAMA DE CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "YAN GAMA" "autor_email" => "yancerqueira.20200001847@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96807 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2858 "inscrito_id" => 15274 "titulo" => "EXPLORANDOAHISTÓRIADAMATEMÁTICANOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "As histórias da matemática dispõem aos estudantes os fundamentos para ressignificar o saber matemático produzido na antiguidade, trazendo-os ao contexto sociocultural agora vivenciado, dialogando com outros conhecimentos construído pela história da humanidade. Através do estudo da história da matemática, é possível entender como os conceitos matemáticos foram desenvolvidos e como eles se relacionam com outras áreas do conhecimento. Além disso, a inclusão da história da matemática no ensino de matemática pode ajudar a combater a visão de que a matemática é uma disciplina abstrata e distante da realidade, por mostrar como a matemática é aplicada em diferentes contextos históricos e culturais. Diante disso, a pergunta de pesquisa norteadora desse trabalho foi : como a história da matemática é apresentada nos livros didáticos e qual é o impacto disso na aprendizagem dos discentes? A metodologia adotada constituiu em um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, voltado a livros didáticos, artigos científicos, dissertações e teses que tematiza a história da matemática. Nesse contexto, o campo de pesquisa abrangeu livros didáticos de matemática utilizados em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental até o médio. Os sujeitos de pesquisa foram os próprios livros, considerando-os como uma representação dos materiais didáticos amplamente disponíveis nas escolas. Esse estudo proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre a abordagem da história da matemática nos livros didáticos e seu impacto no processo de aprendizagem. As compreensões obtidas podem destacar a importância da história da matemática como uma ferramenta motivadora e contextualizadora, capaz de despertar o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos. Além disso, identificou-se boas práticas e recomendações para aprimorar a incorporação da história da matemática nos livros didáticos, visando a melhoria do ensino da disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15274_TB2858_04102023213602.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YAN VICTOR VIEIRA GAMA DE CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "YAN GAMA" "autor_email" => "yancerqueira.20200001847@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }