Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tece reflexões sobre os resultados de algumas atividades desenvolvidas pelo subprojeto de área do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia a distância oferecido pelo CEAD/UDESC, no polo de Balneário Barra do Sul. O projeto envolveu a implementação de uma Sequência Didática interdisciplinar chamada "Diário de Bordo: Registro de uma vivência ambiental", abordando educação ambiental e sustentabilidade, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 14. Tal prática seguiu os princípios metodológicos da pesquisa-ação, defendida por Thiollent, (2011). Essa ação foi desenvolvida com a colaboração entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa, que enriqueceu a investigação e o aprendizado mútuo. O campo da prática pedagógica foi a Escola Municipal Manoel Henrique Borges, visando envolver estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Entre as atividades desenvolvidas encontra-se a elaboração de um diário feito artesanalmente pelas crianças, que foram registrando com desenhos e narrativas escritas suas impressões relativas aos ODS estudados. A pesquisa evidenciou que a abordagem interdisciplinar contribuiu para a formação geral e integração dos conteúdos. O estudo destaca a importância da pesquisa-ação para aprimorar a conexão entre pesquisa educativa e prática docente, enfatizando a transformação tanto na prática quanto na identidade docente. O artigo reconhece a dinamicidade do ambiente educacional e a influência das singularidades dos alunos nas estratégias de ensino. O processo pedagógico é visto como uma construção contínua, adaptável e influenciada pelo contexto escolar. O trabalho reforça a necessidade de abertura a adaptações, promovendo interações e trocas de saberes entre alunos e docentes, concluindo que a prática pedagógica é um processo em constante evolução, guiado pelas características do ambiente e dos estudantes. Os resultados alcançados enfatizam a flexibilidade, adaptabilidade e valorização das contribuições individuais.

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