SILVA, Ana Luiza Dantas Da et al.. Relato de experiência:. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98150>. Acesso em: 22/11/2024 16:40
O presente trabalho sucede de observações realizadas em sala de aula relacionadas à desigualdade, violência de gênero, sexismo e consentimento que ocorreram no ambiente escolar entre estudantes. Por tanto, o relato pretende exemplificar as ações que vem ocorrendo a partir de importantes debates sobre questões de gênero e da educação sexual em sala de aula, em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ). Essa demanda surgiu por intermédio do projeto de Prodocência "Questões de gênero na escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica", que discute a relevância de abordar temáticas que trabalhem as questões de gênero e a educação sexual na escola, tendo em vista que ela exerce um papel estratégico no que se refere ao combate de disciminações,violências, desigualdades, garantia de inclusão e respeito de todos/todas os/as alunos e alunas para além do ambiente escolar. A inclinação para dissertar sobre esse assunto se deu partir de uma ocorrência de assédio na turma que afligiu alunas e alunos. Nesse sentido, foi percebido a importância de trabalhar questões relacionadas à educação sexual no contexto escolar para os/as diversos/as estudantes para a evitar violências, além da perpetuação da falta de diálogo, preconceitos e também a vulnerabilidade dos estudantes perante seu corpo e sua sexualidade, alterando esse cenário para um ambiente mais seguro onde exista a possibilidade de discutir e alertar sobre privacidade, consentimentos, autoproteção e sentimentos. Como resultados iniciais observamos o engajamento da turma e a mudança de atitude de alguns estudantes a partir do espaço de diálogo em momentos proporcionados pelas professoras e bolsistas envolvidas no Projeto.