Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA À RECOMPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS ESSENCIAIS, PERDIDOS NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19, AO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96783
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2828
    "inscrito_id" => 13540
    "titulo" => "UMA PROPOSTA À RECOMPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS ESSENCIAIS, PERDIDOS NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19, AO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS."
    "resumo" => "Nosso trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta teórico-metodológica para a reestruturação dos conhecimentos dos processos de leitura e escrita que foram perdidos por alunos do ensino fundamental (anos finais) durante o período pandêmico da Covid-19. Essa proposta faz parte do projeto Alfaletrar – iniciativa da UFCG –, desenvolvido com o intuito de possibilitar a recomposição de aprendizagens desses alunos que estão no ensino fundamental - anos finais sem o domínio dos conteúdos linguísticos próprios do ensino fundamental - anos iniciais. Esse projeto teve como fim recompor alguns conhecimentos básicos da linguagem nos discentes de algumas escolas públicas de Campina Grande, incluindo, nessa reestruturação, a alfabetização e algumas práticas de letramento. Para a realização deste trabalho, seguimos duas principais correntes de pensamento, que de certo modo se relacionam: as metodologias ativas e o paradigma da complexidade. Essa escolha se deu (i) por entender que uma das razões dos discentes não compreenderem o conteúdo se dá pela aridez do método tradicional de ensino, como concluem Zaluski e Oliveira (2018); e (ii) por acreditar que os alunos são seres humanos que precisam não apenas exercitar suas capacidades cognitivas, mas também as procedimentais, as afetivas etc, concordando com Zabala (1998) e Behrens et al. (2007). O ensino de leitura e escrita para esse grupo de estudantes de 6º ano, pautado nos aspectos de decodificação e codificação, não surte efeito por não estar associado às práticas de letramento. Portanto, é necessário desenvolver atividades que demandem dos alunos ações efetivas que relacionem seu fazer com o escrever e o ler em situações sociais de seu cotidiano, além de fazê-los refletir sobre a ética em sala de aula para o bom convívio da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13540_TB2828_04102023184209.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVI SILVA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "DAVI ARAUJO"
    "autor_email" => "davissilva288@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96783
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2828
    "inscrito_id" => 13540
    "titulo" => "UMA PROPOSTA À RECOMPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS ESSENCIAIS, PERDIDOS NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19, AO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS."
    "resumo" => "Nosso trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta teórico-metodológica para a reestruturação dos conhecimentos dos processos de leitura e escrita que foram perdidos por alunos do ensino fundamental (anos finais) durante o período pandêmico da Covid-19. Essa proposta faz parte do projeto Alfaletrar – iniciativa da UFCG –, desenvolvido com o intuito de possibilitar a recomposição de aprendizagens desses alunos que estão no ensino fundamental - anos finais sem o domínio dos conteúdos linguísticos próprios do ensino fundamental - anos iniciais. Esse projeto teve como fim recompor alguns conhecimentos básicos da linguagem nos discentes de algumas escolas públicas de Campina Grande, incluindo, nessa reestruturação, a alfabetização e algumas práticas de letramento. Para a realização deste trabalho, seguimos duas principais correntes de pensamento, que de certo modo se relacionam: as metodologias ativas e o paradigma da complexidade. Essa escolha se deu (i) por entender que uma das razões dos discentes não compreenderem o conteúdo se dá pela aridez do método tradicional de ensino, como concluem Zaluski e Oliveira (2018); e (ii) por acreditar que os alunos são seres humanos que precisam não apenas exercitar suas capacidades cognitivas, mas também as procedimentais, as afetivas etc, concordando com Zabala (1998) e Behrens et al. (2007). O ensino de leitura e escrita para esse grupo de estudantes de 6º ano, pautado nos aspectos de decodificação e codificação, não surte efeito por não estar associado às práticas de letramento. Portanto, é necessário desenvolver atividades que demandem dos alunos ações efetivas que relacionem seu fazer com o escrever e o ler em situações sociais de seu cotidiano, além de fazê-los refletir sobre a ética em sala de aula para o bom convívio da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13540_TB2828_04102023184209.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAVI SILVA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "DAVI ARAUJO"
    "autor_email" => "davissilva288@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nosso trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta teórico-metodológica para a reestruturação dos conhecimentos dos processos de leitura e escrita que foram perdidos por alunos do ensino fundamental (anos finais) durante o período pandêmico da Covid-19. Essa proposta faz parte do projeto Alfaletrar – iniciativa da UFCG –, desenvolvido com o intuito de possibilitar a recomposição de aprendizagens desses alunos que estão no ensino fundamental - anos finais sem o domínio dos conteúdos linguísticos próprios do ensino fundamental - anos iniciais. Esse projeto teve como fim recompor alguns conhecimentos básicos da linguagem nos discentes de algumas escolas públicas de Campina Grande, incluindo, nessa reestruturação, a alfabetização e algumas práticas de letramento. Para a realização deste trabalho, seguimos duas principais correntes de pensamento, que de certo modo se relacionam: as metodologias ativas e o paradigma da complexidade. Essa escolha se deu (i) por entender que uma das razões dos discentes não compreenderem o conteúdo se dá pela aridez do método tradicional de ensino, como concluem Zaluski e Oliveira (2018); e (ii) por acreditar que os alunos são seres humanos que precisam não apenas exercitar suas capacidades cognitivas, mas também as procedimentais, as afetivas etc, concordando com Zabala (1998) e Behrens et al. (2007). O ensino de leitura e escrita para esse grupo de estudantes de 6º ano, pautado nos aspectos de decodificação e codificação, não surte efeito por não estar associado às práticas de letramento. Portanto, é necessário desenvolver atividades que demandem dos alunos ações efetivas que relacionem seu fazer com o escrever e o ler em situações sociais de seu cotidiano, além de fazê-los refletir sobre a ética em sala de aula para o bom convívio da comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.