O estágio supervisionado-I consiste no primeiro contato do licenciando com a realidade escolar, essa experiência vai bem mais além do que uma exigência acadêmica, esse momento nos oportuniza a refletirmos sobre nossas escolhas e entendermos o papel de grande responsabilidade que iremos representar diante da sociedade. Essa etapa é essencial para a formação integral do aluno, considerando que gradativamente são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Uma das funções do estágio é proporcionar a experiência ainda na formação docente, este enquanto discente, tornando-o imprescindível, tendo em vista o acesso à ampliação da teoria e a complexidade cotidiana, a partir do aprendido no âmbito educacional. Esse trabalho propõe apresentar as concepções do estágio supervisionado I, do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- campus Ipanguaçu, sendo campo de estágio a Escola Estadual Professora Maria Rodrigues, da cidade de Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Mafuani (2011),Pimenta e Gonçalves (2004), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados dessa experiência discorrem de grandes aprendizados, ampliando a visão para além dos conteúdos específicos que a licenciatura em química exige, conhecendo na prática, a função social da educação e a maneira como são traçados os caminhos para se alcançá-la, o qual foi primordial para refletirmos sobre a realidade do sistema educacional e por meio dela possamos futuramente desempenhar um melhor papel como educador