Esse trabalho faz parte da pesquisa de monografia desenvolvida para o curso de licenciatura em História, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Esta tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre duas propostas educacionais, sendo elas: os Ginásios Vocacionais (1962-1969) e o atual currículo do novo Ensino Médio do Brasil. O recorte para esse trabalho envolverá considerações desses dois ensinos, tendo como foco o discurso de formação e a área em comum do currículo dos Ginásios Vocacionais e do Novo Ensino Médio, sendo respectivamente: os Estudos Sociais e as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Considerando a educação pública do Brasil em suas continuidades e descontinuidades das políticas públicas educacionais, esse trabalho permitirá analisar semelhanças entre uma proposições de ensino da década de sessenta que evidencia o intuito de formar para uma mudança social (mas que acabou extinto durante o período ditatorial), e o atual programa do governo para a área das ciências humanas no Novo Ensino Médio. Dessa forma, esse trabalho se enquadra dentro dos estudos sobre políticas curriculares na área de história da educação, e como fontes documentais, utilizo o documento intitulado de "Estudos Sociais - Agenda para 1964", que traz relatos de reuniões e planejamentos dessa área, o Regimento Interno dos Ginásios Vocacionais do ano de 1965, no que consta os objetivos dos ginásios e o Relato de Estudos Sociais, datado de 1966. Para o recorte do Novo Ensino Médio, utilizo a Lei 13.415/17 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).