Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE EXCICATAS E TERRÁRIO COMO ALTERNATIVA PARA DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A flora da região amazônica compõe uma das maiores diversidades do planeta. Todavia, os conteúdos relacionados à botânica ainda são, na maioria das vezes discutidos na escola de forma teórica e descontextualizados com a realidade regional. Deste modo, a realização dessa ação teve como objetivo a dinamização das aulas de ciências de maneira que despertasse interesse por parte dos alunos. Sendo assim, foi realizada na ETI - Escola de Tempo Integral de Araguatins, no 8° ano do Ensino Fundamental, durante o modulo I do Programa de Residência Pedagógica, uma série de atividades didáticas com recursos metodológicos dinamizadas, tais como construção de terrário e exsicatas com diferentes grupos de plantas e apresentações dos resultados, buscando diversificar as aulas de botânica, em especial sobre a reprodução dos diferentes grupos de plantas e sua morfologia. De modo que para realização das aulas práticas foram coletados ramos de plantas (pteridófitos), flores (gimnospermas) para posterior identificação e confecção de exsicatas e musgos (briófitas) para construção do terrário, todos eles com ênfase na morfologia, sua importância e seu habitat. Portanto, a socialização dos resultados alcançados pelos grupos foi realizada em forma de apresentação oral para os demais alunos, sendo avaliados pela descrição da morfologia de cada grupo de plantas bem como a estética e componentes presentes no terrário.

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