O início do século XXI é marcado por constantes e contínuas transformações em diferentes áreas do saber. O estudo da química, em sintonia com essas mudanças, apresentou nas últimas décadas significantes adequações aos pensamentos e cultura da humanidade. É facilmente visível o desuso da memorização, da repetição de símbolos e nomenclaturas. A química acadêmica deve ser conduzida pelo docente ao educando num formato leve, em harmonia com suas vivências, despertando a curiosidade para os novos saberes químicos apresentada. É importante destacar, que estudar Química deve constituir uma etapa importante da educação de jovens na sociedade. Isso se explica, dentre outros fatores, pela possibilidade que o ensino de química traz para a compreensão da constituição e das propriedades de diversos materiais, bem como das bases teóricas que os envolvem em um ensino centrado numa perspectiva social, cotidiana e que considere as questões ambientais. Neste contexto, destaca-se o desenvolvimento da educação ambiental e das práticas sustentáveis nas escolas é de extrema importância para a transformação do quadro crescente de degradação ambiental e do uso excessivo dos recursos naturais, sendo o educador um importante mediador da construção de uma postura ética em relação à preservação do meio ambiente e no desenvolvimento da cidadania (RUA E SOUZA, 2010).A proposta metodológica teve como objetivo principal a construção da tabela periódica, com o uso de materiais de recicláveis (Caixa de manteiga, A tampa da caixa de manteiga, Caixa de suco, baralho, garrafas pet), com isso, fizemos que os alunos pesquisassem sobre os elementos das famílias A e trouxessem os produtos do cotidiano que há a presença de forma significativo desse elemento no produto, com seus objetivos específicos foram integração da turma no processo de construção da tabela periódica, bem como, o conhecimento histórico dos elementos químicos e suas aplicações no dia - a- dia, classificarem os elementos químicos dentro da tabela periódica atual, buscar informações sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos. Esta proposta se enquadra em uma perspectiva de ensino construtivista que sinaliza de forma positiva para no processo de ensino e aprendizagem. Com esse planejamento didático pedagógico foi possível observar a importância de inovar as metodologias para ensinar assuntos de química e desta forma tornar a aprendizagem potencialmente significativa. Na aplicação da proposta foi possível perceber a satisfação dos alunos no processo de construção do conhecimento, fez com que eles se sentissem criativos e motivados a estudarem conteúdos de grande abstração. Neste sentido, o uso de materiais alternativos no ensino de química pode contribuir no processo de construção de atitudes que busque a conscientização ambiental através do desenvolvimento de aulas interativa. Nesta perspectiva a construção da tabela periódica interativa a partir de materiais alternativos permitiu abordar em sala de aula a problematização dos impactos ambientais através da abordagem interdisciplinar e o incentivo a atitudes sustentáveis, possibilitando a interação entre a química e o cotidiano dos alunos e facilitando o aprendizado.