A participação autêntica como sujeito na sociedade é dada através da leitura e da escrita mediante a produção de algum gênero textual. Diante desta informação, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma prática de ensino, executada pelos bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID, realizada no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo deste trabalho é relacionar o ensino de leitura e de escrita ao gênero textual relato, considerando a importância do uso dos gêneros textuais em sala de aula para o ensino de língua portuguesa. Em primeiro momento houve discussões com a turma acerca do tema alimentação saudável, a fim de contextualizar os alunos sobre a temática em trabalho; posteriormente explicamos a estrutura e a aplicabilidade do gênero relato na vida cotidiana dos aprendizes, afim de promover a produção de tal gênero. Tomamos como suporte teórico ANTUNES(2003), que aborda a questão relacionada a leitura e a produção textual sob um ponto de vista interacionista e social, SIGNORINI(2006) que enfatiza a importância do gênero textual relato para o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, PIRRONI(1992) que concebe o gênero relato, na maioria das vezes, como uma narrativa não sequencial. A partir da pratica docente realizada pela equipe PIBID na instituição de ensino citada acima, Observou-se que, de uma maneira geral, mediante as produções textuais dos discentes, aos processos de discussões e interação sala de aula em conseguimos obter bons resultados no que concerne ao ensino de leitura e produção textual. Palavras-chave: Leitura e Escrita, Produção Textual, Gênero Textual.