Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O GÊNERO TEXTUAL RELATO: UM INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL, GÊNERO TEXTUAL. Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9911
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 407
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL RELATO: UM INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "A participação autêntica como sujeito na sociedade é dada através da leitura e da escrita mediante a produção de algum gênero textual. Diante desta informação, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma prática de ensino, executada pelos bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID, realizada no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo deste trabalho é relacionar o ensino de leitura e de escrita ao gênero textual relato, considerando a importância do uso dos gêneros textuais em sala de aula para o ensino de língua portuguesa. Em primeiro momento houve discussões com a turma acerca do tema alimentação saudável, a fim de contextualizar os alunos sobre a temática em trabalho; posteriormente explicamos a estrutura e a aplicabilidade do gênero relato na vida cotidiana dos aprendizes, afim de promover a produção de tal gênero. Tomamos como suporte teórico ANTUNES(2003), que aborda a questão relacionada a leitura e a produção textual sob um ponto de vista interacionista e social, SIGNORINI(2006) que enfatiza a importância do gênero textual relato para o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, PIRRONI(1992) que concebe o gênero relato, na maioria das vezes, como uma narrativa não sequencial. A partir da pratica docente realizada pela equipe PIBID na instituição de ensino citada acima, Observou-se que, de uma maneira geral, mediante as produções textuais dos discentes, aos processos de discussões e interação sala de aula em conseguimos obter bons resultados no que concerne ao ensino de leitura e produção textual. Palavras-chave: Leitura e Escrita, Produção Textual, Gênero Textual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL, GÊNERO TEXTUAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_12_15_idinscrito_407_f86bfd9ad36de259320baf3f7835cf3e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACYELI MACENA QUIRINO DE LUNA"
    "autor_nome_curto" => "JACY"
    "autor_email" => "jacymcn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9911
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 407
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL RELATO: UM INCENTIVO À PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "A participação autêntica como sujeito na sociedade é dada através da leitura e da escrita mediante a produção de algum gênero textual. Diante desta informação, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma prática de ensino, executada pelos bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID, realizada no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo deste trabalho é relacionar o ensino de leitura e de escrita ao gênero textual relato, considerando a importância do uso dos gêneros textuais em sala de aula para o ensino de língua portuguesa. Em primeiro momento houve discussões com a turma acerca do tema alimentação saudável, a fim de contextualizar os alunos sobre a temática em trabalho; posteriormente explicamos a estrutura e a aplicabilidade do gênero relato na vida cotidiana dos aprendizes, afim de promover a produção de tal gênero. Tomamos como suporte teórico ANTUNES(2003), que aborda a questão relacionada a leitura e a produção textual sob um ponto de vista interacionista e social, SIGNORINI(2006) que enfatiza a importância do gênero textual relato para o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, PIRRONI(1992) que concebe o gênero relato, na maioria das vezes, como uma narrativa não sequencial. A partir da pratica docente realizada pela equipe PIBID na instituição de ensino citada acima, Observou-se que, de uma maneira geral, mediante as produções textuais dos discentes, aos processos de discussões e interação sala de aula em conseguimos obter bons resultados no que concerne ao ensino de leitura e produção textual. Palavras-chave: Leitura e Escrita, Produção Textual, Gênero Textual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL, GÊNERO TEXTUAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_12_15_idinscrito_407_f86bfd9ad36de259320baf3f7835cf3e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACYELI MACENA QUIRINO DE LUNA"
    "autor_nome_curto" => "JACY"
    "autor_email" => "jacymcn@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A participação autêntica como sujeito na sociedade é dada através da leitura e da escrita mediante a produção de algum gênero textual. Diante desta informação, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma prática de ensino, executada pelos bolsistas do programa institucional de bolsa de iniciação à docência-PIBID, realizada no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO, localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo deste trabalho é relacionar o ensino de leitura e de escrita ao gênero textual relato, considerando a importância do uso dos gêneros textuais em sala de aula para o ensino de língua portuguesa. Em primeiro momento houve discussões com a turma acerca do tema alimentação saudável, a fim de contextualizar os alunos sobre a temática em trabalho; posteriormente explicamos a estrutura e a aplicabilidade do gênero relato na vida cotidiana dos aprendizes, afim de promover a produção de tal gênero. Tomamos como suporte teórico ANTUNES(2003), que aborda a questão relacionada a leitura e a produção textual sob um ponto de vista interacionista e social, SIGNORINI(2006) que enfatiza a importância do gênero textual relato para o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, PIRRONI(1992) que concebe o gênero relato, na maioria das vezes, como uma narrativa não sequencial. A partir da pratica docente realizada pela equipe PIBID na instituição de ensino citada acima, Observou-se que, de uma maneira geral, mediante as produções textuais dos discentes, aos processos de discussões e interação sala de aula em conseguimos obter bons resultados no que concerne ao ensino de leitura e produção textual. Palavras-chave: Leitura e Escrita, Produção Textual, Gênero Textual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.