O presente estudo analisou o desenvolvimento das atividades do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco – PREVUPE, no contexto da Pandemia da Covid-19. O PREVUPE é um programa de extensão universitária iniciado em 1999. Foi evidenciada a capacidade de inovação e sobrevivência do programa frente ao contexto de mudanças na organização da Educação, de profundas alterações na estrutura do ensino, do redirecionamento dos recursos materiais e econômicos para os cuidados sanitários e dos efeitos provocados pelas novas regras de convívio social. Na metodologia, foi utilizada a abordagem de natureza qualitativa crítica defendida por Bogdan e Biklen (1994) e Minayo (1996). No método, a pesquisa-ação realizada desde as etapas do diagnóstico, da ação, da avaliação e da reflexão a partir dos pressupostos teóricos de Dick (2003), Richardson e Rodrigues (2013), Rodrigues (2019) e Thiollent (1986). Os resultados indicaram que em 2020 o programa foi desenvolvido pela força do voluntariado, pela primeira vez no modelo remoto, inspirado pelo projeto de extensão da UPE, intitulado Conhecimento Solidário. O estudo também ressaltou que a migração da modalidade de ensino presencial para o remoto exigiu novas estratégias pedagógicas para além do modelo de ensino presencial. Os aprendizados adquiridos nesta pesquisa subsidiaram o planejamento para a execução do PREVUPE 2021 nas modalidades virtual e híbrida. Evidenciou-se que a atividade educacional remota pressupõe considerar três grandes desafios: a escassez de estrutura e equipamentos para a produção de mídias, a necessária preparação técnica dos licenciandos extensionistas para lidar com tecnologias e a formação para o ensino em ambientes remotos.