Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O “JOGO DA MEMÓRIA GEOGRÁFICO” COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A utilização de jogos no ambiente escolar tem sido cada vez mais demandada nos processos escolares de ensino e aprendizagem, considerando o contexto cultural dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Esse público escolar está cada vez mais inserido no que podemos chamar de “cultura dos jogos”, que se configura como um conjunto de sociabilidades contemporâneas mediadas por práticas de entretenimento e diversão costuradas por um conjunto de regras que mediam uma competição. Nesse sentido, o presente artigo constrói um relato, baseado numa experiência teórico-metodológica de utilização do “Jogo da memória geográfico” para abordar a temática da orientação cartográfica com os alunos do 6º Ano do ensino fundamental da escola Escola Municipal Cecília Estolano Meireles no município de Cajazeiras – Paraíba. O jogo em questão foi concebido e utilizado no âmbito do Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Formação e Professores da Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras – PB e contou com a participação de trinta e quatro estudantes. O jogo, organizado em duplas de estudantes, constitui-se na elaboração, em duplicidade, de cartões que remetem aos conceitos cartográficos estudados nas oficinas, tais quais: mapas, cartas, latitudes, longitudes, coordenadas geográficas, bússola, GPS, etc. Os cartões são embaralhados e os estudantes são instigados a memorizar o posicionamento das cartas correspondentes, correlacionando os conceitos com as suas representações. A cada dupla de cartas encontrada, o estudante marca um ponto e o jogo segue até que todos os pontos sejam encontrados. Ao final, o jogo permitiu aos estudantes o desenvolvimento de significativas habilidades de orientação geográfica na relação com o corpo do estudante contribuindo para o processo de descentralização e lateralidade, que são imprescindíveis para a construção de conhecimentos geográficos ao longo de todo o Ensino Fundamental.

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