O trabalho tem como objetivo discutir aspectos da educação e escolarização feminina no contexto entre os séculos XIX e XX. O ensaio discute a respeito da escolarização das mulheres na tentativa de conhecermos e apresentarmos alguns elementos presentes no processo educativo desenvolvido no Brasil, do qual foi alvo o público feminino. Citaremos algumas discussões algumas instituições que foram importantes espaços para educação de mulheres. Entre elas, podemos citar, o conjunto de instituições escolares que tinham como finalidade o recolhimento e prestação de assistência às meninas desvalidas, oferecendo-lhes o ensino de primeiras letras e uma formação para o exercício de suas funções. O ensaio tomará por base as discussões de Cruz (2012), Abrantes (2003; 2010), Motta (2003; 2008), Almeida (1998) que discutem sobre a educação, instrução e escolarização feminina no período. Segundo Abrantes (2010, p.115), a passagem do século XIX para o século XX foi movida por um momento de transição, não apenas “política, com a implantação do regime republicano e as mudanças sociais decorrentes da abolição da escravatura e de intensas correntes migratórias”, mas de mudanças que possibilitaram novos costumes, comportamentos e novas ideias que permearam o espaço brasileiro. Contudo, apesar dessas mudanças, muitos dos ideais propalados sobre as mulheres no século XIX foram reforçados no início do século XX, ainda que repaginados, sendo articulados nas relações e nos mais diversos espaços sociais.