O JOGO DE XADREZ NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID/UEPB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10088 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 559 "titulo" => "O JOGO DE XADREZ NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID/UEPB" "resumo" => "A Educação Física escolar abrange conteúdos que colaboram para o desenvolvimento da criança em outras disciplinas, dentre eles encontramos os jogos, que estão inseridos na cultura corporal e obedecem aos requisitos configurados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). O Jogo propicia de uma maneira lúdica a resolver problemas, nas relações interpessoais, criar autonomia e autoconfiança. Advindo da Ásia e logo depois difundido ao mundo, como o “rei dos jogos,” O xadrez que é praticado da mesma forma em qualquer país com suas regras universais. Segundo SÁ (2004), o xadrez se mostra uma opção econômica e eficaz, capaz de estimular funções psicomotoras necessárias à iniciação e desenvolvimento da lógica, linguagem, raciocínio, memória, assim como educar qualidades sócios-afetivas, como disciplina, atenção, criatividade e organização. Partindo desse pressuposto observamos através da intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), nas aulas de Educação Física do 6º ano “B” da E.E.E.M.F Félix Araújo com o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor do programa e outro professor da disciplina Educação Física atuante na escola de ensino fundamental e médio) com o objetivo de identificar a interdisciplinaridade ocasionada pelo processo de ensino do jogo de xadrez nas aulas de educação física como também sua contribuição para o desenvolvimento escolar do aluno. Ao longo do processo, constatamos que o xadrez é um excelente instrumento/meio para se trabalhar a interdisciplinaridade como também os aspectos cognitivos e sociais dos discentes nas aulas de Educação Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, XADREZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_11_44_07_idinscrito_559_18e5ed65d66dcc2d8019de09cda5aac6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PALOMA SOUZA" "autor_email" => "souza.p.s@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10088 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 366 "inscrito_id" => 559 "titulo" => "O JOGO DE XADREZ NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID/UEPB" "resumo" => "A Educação Física escolar abrange conteúdos que colaboram para o desenvolvimento da criança em outras disciplinas, dentre eles encontramos os jogos, que estão inseridos na cultura corporal e obedecem aos requisitos configurados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). O Jogo propicia de uma maneira lúdica a resolver problemas, nas relações interpessoais, criar autonomia e autoconfiança. Advindo da Ásia e logo depois difundido ao mundo, como o “rei dos jogos,” O xadrez que é praticado da mesma forma em qualquer país com suas regras universais. Segundo SÁ (2004), o xadrez se mostra uma opção econômica e eficaz, capaz de estimular funções psicomotoras necessárias à iniciação e desenvolvimento da lógica, linguagem, raciocínio, memória, assim como educar qualidades sócios-afetivas, como disciplina, atenção, criatividade e organização. Partindo desse pressuposto observamos através da intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), nas aulas de Educação Física do 6º ano “B” da E.E.E.M.F Félix Araújo com o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor do programa e outro professor da disciplina Educação Física atuante na escola de ensino fundamental e médio) com o objetivo de identificar a interdisciplinaridade ocasionada pelo processo de ensino do jogo de xadrez nas aulas de educação física como também sua contribuição para o desenvolvimento escolar do aluno. Ao longo do processo, constatamos que o xadrez é um excelente instrumento/meio para se trabalhar a interdisciplinaridade como também os aspectos cognitivos e sociais dos discentes nas aulas de Educação Física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, XADREZ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_28_10_2014_11_44_07_idinscrito_559_18e5ed65d66dcc2d8019de09cda5aac6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PALOMA SOUZA" "autor_email" => "souza.p.s@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }