Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GAMIFICAÇÃO APLICADA À DISCIPLINA DE AUTORIA WEB NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Embora os avanços das tecnologias possibilitem uma aproximação cada vez maior entre professor e aluno, ainda se percebem dificuldades na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, fazendo-se necessário que o professor desenvolva outras formas de ensino e passe a utilizar ainda mais as metodologias ativas, as quais requerem dos alunos uma participação maior no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a presente pesquisa apresenta uma prática na utilização das técnicas de gamificação como metodologia de ensino, no aprendizado da disciplina de Autoria Web, em uma turma do curso de nível médio integrado em Informática do IFRN/Ipanguaçu, com o objetivo principal de analisar as contribuições que essa metodologia trouxe para os alunos no processo de aprendizagem. A gamificação possui características que fazem com que os alunos tenham um papel de protagonista em seu aprendizado, pois consiste em um jogo, no qual os alunos alcançam pontuação à medida em que vão avançando as fases. A pesquisa foi composta pela parte bibliográfica e pela parte empírica, que consistiu na aplicação de um jogo acerca dos conteúdos da disciplina supracitada e, como forma de avaliar os resultados, foram utilizados formulários para os alunos e entrevista com o professor da disciplina. Ao término da prática, os resultados obtidos apontam que houve maior engajamento dos alunos e também maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Diante dos resultados alcançados, espera-se que não apenas a gamificação, mas também outras metodologias ativas ganhem espaço em sala de aula remota e física, proporcionando, assim, uma aprendizagem significativa aos alunos por meio das experiências em sala de aula.

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