As aulas de química nas escolas públicas estão voltadas praticamente para a aprendizagem mecânica, onde os alunos constroem seus conhecimentos apenas pela transferência de conteúdos pelo o professor em sala de aula e o ensino acaba se tornando um “ensino bancário” no qual o professor deposita os seus conhecimentos nos alunos, não havendo assim uma aprendizagem significativa. No ensino de química, principalmente aquele relacionado aos conteúdos de físico-química, é indispensável à necessidade do auxilio de aulas experimentais para concretizar a aprendizagem dos alunos. O que podemos observar nas escolas de ensino médio é a exigência a memorização, a falta de aulas experimentais que contribuam com a construção dos conceitos de química e a carência de novas propostas pelos professores e pelas escolas para melhorar o ensino de química. Com base nesses argumentos a presente pesquisa tem como objetivo propor atividades experimentais de alguns conteúdos que são ministrados no segundo ano do ensino médio, voltados para o cotidiano dos alunos, no qual foi aplicada a prática de soluções e densidade a uma turma do 2° ano do ensino médio da EEEFM. Ademar Veloso da Silveira. Com base nos resultados obtidos, verificamos que as atividades experimentais com material alternativo contribuíram significativamente para aprendizagem dos alunos, onde estes após os experimentos aplicados em sala de aula conseguiram relacionar o ensino de Química com o seu cotidiano, bem como a assimilação e apreensão do conteúdo.