Introdução - O ensino de Química deve possibilitar aos alunos explicações de como a natureza se comporta através de equações, reações, cálculos e conhecimentos específicos tornando a disciplina consideravelmente complicada. O professor tem um grande desafio, pois para que o processo ensino – aprendizagem ocorra de forma bem sucedida não deve apenas se resumir a transmissão dos conteúdos, mas também procurar meios de interligar os assuntos estudados com a vida dos discentes para melhor compreensão dos conteúdos ministrados, fazendo debates sobre temas com fundamentação teórica, fazendo experimentos em sala com materiais alternativos e etc. para tornar as aulas mais dinâmicas. Objetivo - Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino-aprendizagem de Química na educação básica da rede estadual de Arara - PB e o que estes docentes tem feito para que este processo se torne significativo para os alunos. Metodologia - A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário investigativo com os professores de Química do ensino básico de Arara - PB. Resultados - Os resultados mostram que os docentes licenciados em Química ministram apenas os conteúdos básicos desta disciplina. Além disso, os professores ressaltam que a falta de incentivo e valorização profissional, com consequente necessidade de trabalhar em mais de dois turnos diferentes, bem como a limitada infraestrutura das escolas, já que esta não dispõe de laboratórios de Química, entre outros fatores também tem interferido no processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Os problemas destacados anteriormente são tratados junto à direção da escola através de reuniões periódicas. Para superar estas dificuldades, os docentes buscam métodos alternativos de ensino para complementar a forma tradicional de ensino, como a realização de experimentos demonstrativos em sala de aula, utilizando materiais alternativos e de baixo custo. No entanto, a forma tradicional de avaliação, através da realização da prova escrita ainda é mantida como único instrumento. Em relação às metodologias de ensino, os professores diversificam-nas revisando os conteúdos necessários, contextualizando os assuntos, abordando conteúdos através de exercícios, aliando a teoria com a realidade do aluno, mas apenas um docente considera que a sua metodologia seja suficiente para que ocorra a aprendizagem de forma bem sucedida. Conclusão - Através desta pesquisa foi observado que os professores de Química do ensino médio da rede Estadual de Arara - PB enfrentam várias dificuldades que afetam o processo de ensino – aprendizagem de Química, porém estes tentam de várias formas a utilização bem como a inovação dos métodos de ensino através de metodologias diferentes para que o ensino da disciplina se torne mais significativo para os estudantes.