Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO O CONTEÚDO DE FORMA LÚDICA E EDUCATIVA

Palavra-chaves: PIBID, JOGOS MATEMÁTICOS, MATEMÁTICA APLICADA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9752
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 329
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO O CONTEÚDO DE FORMA LÚDICA E EDUCATIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência vivida por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solón de Lucena, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Experiência essa que consistiu em uma OFICINA intitulada como “O Desafio de Ensinar Matemática Através de Jogos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos, dos anos finais do ensino fundamental. Tal trabalho foi constituído de jogos encontrados no livro Mathema, voltados para o Ensino fundamental, onde analisamos suas regras e as adaptamos em alguns aspectos, afim de que os alunos viessem a ter um melhor entendimento e aproveitamento dos conteúdos matemáticos envolvidos em tais jogos. Buscamos oferecer aos educandos, uma possibilidade de os mesmos associarem os conteúdos matemáticos, explorando estes de uma maneira dinâmica e atraente. Para isto baseamo-nos em teóricos como Selva (2009) e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN(Brasil, 1998). O resultado nos mostrou que a princípio os alunos tinham dificuldades em resolver expressões algébricas e de operar com números decimais, assuntos que eles deveriam ter conhecimento, mais nada que veio a impossibilitar de os mesmos começarem a interpretar e executar o que se pedia em cada ação ou instrução contida em cada jogo. Porém ao fim da atividade, conseguimos revisar conceitos e apresentar boa parte do conteúdo de álgebra que eles deveriam conhecer, pois seriam necessários para que os alunos participassem ativamente da OFICINA. Procuramos também ter um cuidado especial com a abordagem e a maneira de conduzir as atividades, buscando sempre conquistar a atenção e despertar o gosto pelo estudo da Matemática por parte dos alunos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS MATEMÁTICOS, MATEMÁTICA APLICADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_10_2014_11_55_50_idinscrito_329_5a0092b572504cf8070f20f518f5f5c4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA FELIPE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandafelipe90@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9752
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 329
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: TRABALHANDO O CONTEÚDO DE FORMA LÚDICA E EDUCATIVA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência vivida por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solón de Lucena, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Experiência essa que consistiu em uma OFICINA intitulada como “O Desafio de Ensinar Matemática Através de Jogos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos, dos anos finais do ensino fundamental. Tal trabalho foi constituído de jogos encontrados no livro Mathema, voltados para o Ensino fundamental, onde analisamos suas regras e as adaptamos em alguns aspectos, afim de que os alunos viessem a ter um melhor entendimento e aproveitamento dos conteúdos matemáticos envolvidos em tais jogos. Buscamos oferecer aos educandos, uma possibilidade de os mesmos associarem os conteúdos matemáticos, explorando estes de uma maneira dinâmica e atraente. Para isto baseamo-nos em teóricos como Selva (2009) e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN(Brasil, 1998). O resultado nos mostrou que a princípio os alunos tinham dificuldades em resolver expressões algébricas e de operar com números decimais, assuntos que eles deveriam ter conhecimento, mais nada que veio a impossibilitar de os mesmos começarem a interpretar e executar o que se pedia em cada ação ou instrução contida em cada jogo. Porém ao fim da atividade, conseguimos revisar conceitos e apresentar boa parte do conteúdo de álgebra que eles deveriam conhecer, pois seriam necessários para que os alunos participassem ativamente da OFICINA. Procuramos também ter um cuidado especial com a abordagem e a maneira de conduzir as atividades, buscando sempre conquistar a atenção e despertar o gosto pelo estudo da Matemática por parte dos alunos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS MATEMÁTICOS, MATEMÁTICA APLICADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_10_2014_11_55_50_idinscrito_329_5a0092b572504cf8070f20f518f5f5c4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA FELIPE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandafelipe90@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência vivida por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solón de Lucena, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Experiência essa que consistiu em uma OFICINA intitulada como “O Desafio de Ensinar Matemática Através de Jogos”, que foi desenvolvida e aplicada com 21 alunos, dos anos finais do ensino fundamental. Tal trabalho foi constituído de jogos encontrados no livro Mathema, voltados para o Ensino fundamental, onde analisamos suas regras e as adaptamos em alguns aspectos, afim de que os alunos viessem a ter um melhor entendimento e aproveitamento dos conteúdos matemáticos envolvidos em tais jogos. Buscamos oferecer aos educandos, uma possibilidade de os mesmos associarem os conteúdos matemáticos, explorando estes de uma maneira dinâmica e atraente. Para isto baseamo-nos em teóricos como Selva (2009) e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN(Brasil, 1998). O resultado nos mostrou que a princípio os alunos tinham dificuldades em resolver expressões algébricas e de operar com números decimais, assuntos que eles deveriam ter conhecimento, mais nada que veio a impossibilitar de os mesmos começarem a interpretar e executar o que se pedia em cada ação ou instrução contida em cada jogo. Porém ao fim da atividade, conseguimos revisar conceitos e apresentar boa parte do conteúdo de álgebra que eles deveriam conhecer, pois seriam necessários para que os alunos participassem ativamente da OFICINA. Procuramos também ter um cuidado especial com a abordagem e a maneira de conduzir as atividades, buscando sempre conquistar a atenção e despertar o gosto pelo estudo da Matemática por parte dos alunos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.