Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE E-LIVRETO PARA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97078
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3215
    "inscrito_id" => 16205
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE E-LIVRETO PARA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "Neste trabalho foi desenvolvido por discentes da disciplina Atividades Curriculares de Extensão A do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. A disciplina consiste na elaboração de materiais didáticos digitais para serem aplicados no ensino básico como ferramenta de letramento científico, conscientização social e aproximação da Universidade ao público externo. Como o estado de Alagoas é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar, com dezessete usinas em funcionamento, o tema “O USO DE AGROTÓXICOS NA CANA-DE-AÇÚCAR – Descubra seus benefícios e malefícios” foi selecionado para a elaboração de um e-livreto. O percurso metodológico para elaboração consistiu na seleção do público-alvo (estudantes de escolas em municípios com usinas), definição dos tópicos (cultura de cana-de-açúcar no Estado de Alagoas; usinas em atividade; definição de agrotóxicos; riscos na manipulação; EPI’s; impactos ambientais no solo e água; resquícios de agrotóxicos nos alimentos derivados da cana-de-açúcar; impactos econômicos), pesquisa bibliográfica, elaboração e formatação do texto. Elaborou-se também o “MANUAL DO PROFESSOR” com sugestões de conteúdos interdisciplinares envolvendo as disciplinas de química, biologia, matemática, geografia e história, para auxiliar o docente na aplicação do material em sala. Os autores divulgaram o e-livreto nas escolas em que desenvolviam atividades de Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica. Os materiais contêm links para formulários que visam à avaliação quanto os impactos do conteúdo trabalhado no letramento científico dos estudantes e à efetividade do material e das sugestões pedagógicas na aplicação de conteúdos programáticos por docentes. Os resultados obtidos até o momento são: os docentes acham relevantes as informações do livreto, utilizariam o material em sala e o recomendariam a outros docentes; os estudantes consideram útil e recomendariam o material, que aprenderam algo novo com a leitura e alertariam terceiros quanto ao uso de agrotóxicos. Dessa forma, considera-se que o e-livreto atingiu o objetivo de promover o letramento científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16205_TB3215_04102023211505.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENNA CARYNE SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MILENNA"
    "autor_email" => "milenna.santos@iqb.ufal.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97078
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3215
    "inscrito_id" => 16205
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE E-LIVRETO PARA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "Neste trabalho foi desenvolvido por discentes da disciplina Atividades Curriculares de Extensão A do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. A disciplina consiste na elaboração de materiais didáticos digitais para serem aplicados no ensino básico como ferramenta de letramento científico, conscientização social e aproximação da Universidade ao público externo. Como o estado de Alagoas é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar, com dezessete usinas em funcionamento, o tema “O USO DE AGROTÓXICOS NA CANA-DE-AÇÚCAR – Descubra seus benefícios e malefícios” foi selecionado para a elaboração de um e-livreto. O percurso metodológico para elaboração consistiu na seleção do público-alvo (estudantes de escolas em municípios com usinas), definição dos tópicos (cultura de cana-de-açúcar no Estado de Alagoas; usinas em atividade; definição de agrotóxicos; riscos na manipulação; EPI’s; impactos ambientais no solo e água; resquícios de agrotóxicos nos alimentos derivados da cana-de-açúcar; impactos econômicos), pesquisa bibliográfica, elaboração e formatação do texto. Elaborou-se também o “MANUAL DO PROFESSOR” com sugestões de conteúdos interdisciplinares envolvendo as disciplinas de química, biologia, matemática, geografia e história, para auxiliar o docente na aplicação do material em sala. Os autores divulgaram o e-livreto nas escolas em que desenvolviam atividades de Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica. Os materiais contêm links para formulários que visam à avaliação quanto os impactos do conteúdo trabalhado no letramento científico dos estudantes e à efetividade do material e das sugestões pedagógicas na aplicação de conteúdos programáticos por docentes. Os resultados obtidos até o momento são: os docentes acham relevantes as informações do livreto, utilizariam o material em sala e o recomendariam a outros docentes; os estudantes consideram útil e recomendariam o material, que aprenderam algo novo com a leitura e alertariam terceiros quanto ao uso de agrotóxicos. Dessa forma, considera-se que o e-livreto atingiu o objetivo de promover o letramento científico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16205_TB3215_04102023211505.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENNA CARYNE SILVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MILENNA"
    "autor_email" => "milenna.santos@iqb.ufal.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste trabalho foi desenvolvido por discentes da disciplina Atividades Curriculares de Extensão A do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. A disciplina consiste na elaboração de materiais didáticos digitais para serem aplicados no ensino básico como ferramenta de letramento científico, conscientização social e aproximação da Universidade ao público externo. Como o estado de Alagoas é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar, com dezessete usinas em funcionamento, o tema “O USO DE AGROTÓXICOS NA CANA-DE-AÇÚCAR – Descubra seus benefícios e malefícios” foi selecionado para a elaboração de um e-livreto. O percurso metodológico para elaboração consistiu na seleção do público-alvo (estudantes de escolas em municípios com usinas), definição dos tópicos (cultura de cana-de-açúcar no Estado de Alagoas; usinas em atividade; definição de agrotóxicos; riscos na manipulação; EPI’s; impactos ambientais no solo e água; resquícios de agrotóxicos nos alimentos derivados da cana-de-açúcar; impactos econômicos), pesquisa bibliográfica, elaboração e formatação do texto. Elaborou-se também o “MANUAL DO PROFESSOR” com sugestões de conteúdos interdisciplinares envolvendo as disciplinas de química, biologia, matemática, geografia e história, para auxiliar o docente na aplicação do material em sala. Os autores divulgaram o e-livreto nas escolas em que desenvolviam atividades de Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica. Os materiais contêm links para formulários que visam à avaliação quanto os impactos do conteúdo trabalhado no letramento científico dos estudantes e à efetividade do material e das sugestões pedagógicas na aplicação de conteúdos programáticos por docentes. Os resultados obtidos até o momento são: os docentes acham relevantes as informações do livreto, utilizariam o material em sala e o recomendariam a outros docentes; os estudantes consideram útil e recomendariam o material, que aprenderam algo novo com a leitura e alertariam terceiros quanto ao uso de agrotóxicos. Dessa forma, considera-se que o e-livreto atingiu o objetivo de promover o letramento científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.