ANATOMIA VEGETAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE BOTÂNICA PARA AS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO GOVERNADOR ARCHER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99603 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6522 "inscrito_id" => 21301 "titulo" => "ANATOMIA VEGETAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE BOTÂNICA PARA AS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO GOVERNADOR ARCHER" "resumo" => "A anatomia vegetal possui forte influência nos estudos relacionados ao comportamento dos vegetais quando submetidos a estresses bióticos e abióticos. Dessa forma, os cortes anatômicos apresentam um alto potencial no ensino de Botânica para discentes da Educação Básica. Objetivou-se utilizar os cortes anatômicos de Zea mays L. (milho) para abordar de forma prática sobre anatomia vegetal e os mecanismos fisiológicos da planta. Para isso, foram realizadas secções transversais à mão livre, com auxílio de lâmina cortante, posteriormente, foram clarificadas com hipoclorito de sódio, neutralizado com ácido acético a 0,2%, lavadas com água destilada e coradas com uma solução de azul de astra e safranina. Foram levados os materiais anatômicos e três microscópios para os estudantes de 3° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Governador Archer localizado no município de Imperatriz – MA, onde foi lecionada a parte teórica, e complementada pela parte prática, esta que consistiu na visualização microscópica das lâminas com cortes radiculares do milho a fim de facilitar a assimilação do conteúdo teórico explanado. Ao final, foi realizada uma atividade prática (mini gincana) para verificar a aprendizagem por parte dos discentes. Dos resultados obtidos, observou-se que os discentes desconheciam os principais tecidos vegetais existentes, bem como suas respectivas funções no corpo planta. Outro fator notado, foi que após a junção das partes teórica e prática, os discentes apresentaram um maior entendimento durante a resolução das perguntas desenvolvidas através de uma mini gincana realizada como avaliação somativa. Mediante ao supracitado, o objetivo pré -estabelecido foi alcançado, uma vez que a atividade lúdica desenvolvida permitiu um melhor envolvimento dos participantes. Portanto, é perceptível que carece de um maior envolvimento por parte das escolas de Educação Básica da Rede Pública para com as Universidades, viabilizando assim a dispersão de saberes científicos adaptando para a realidade do público discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21301_TB6522_04122023093444.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL LOPES COSTA" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielcosta.20200002165@u" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99603 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6522 "inscrito_id" => 21301 "titulo" => "ANATOMIA VEGETAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE BOTÂNICA PARA AS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO GOVERNADOR ARCHER" "resumo" => "A anatomia vegetal possui forte influência nos estudos relacionados ao comportamento dos vegetais quando submetidos a estresses bióticos e abióticos. Dessa forma, os cortes anatômicos apresentam um alto potencial no ensino de Botânica para discentes da Educação Básica. Objetivou-se utilizar os cortes anatômicos de Zea mays L. (milho) para abordar de forma prática sobre anatomia vegetal e os mecanismos fisiológicos da planta. Para isso, foram realizadas secções transversais à mão livre, com auxílio de lâmina cortante, posteriormente, foram clarificadas com hipoclorito de sódio, neutralizado com ácido acético a 0,2%, lavadas com água destilada e coradas com uma solução de azul de astra e safranina. Foram levados os materiais anatômicos e três microscópios para os estudantes de 3° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Governador Archer localizado no município de Imperatriz – MA, onde foi lecionada a parte teórica, e complementada pela parte prática, esta que consistiu na visualização microscópica das lâminas com cortes radiculares do milho a fim de facilitar a assimilação do conteúdo teórico explanado. Ao final, foi realizada uma atividade prática (mini gincana) para verificar a aprendizagem por parte dos discentes. Dos resultados obtidos, observou-se que os discentes desconheciam os principais tecidos vegetais existentes, bem como suas respectivas funções no corpo planta. Outro fator notado, foi que após a junção das partes teórica e prática, os discentes apresentaram um maior entendimento durante a resolução das perguntas desenvolvidas através de uma mini gincana realizada como avaliação somativa. Mediante ao supracitado, o objetivo pré -estabelecido foi alcançado, uma vez que a atividade lúdica desenvolvida permitiu um melhor envolvimento dos participantes. Portanto, é perceptível que carece de um maior envolvimento por parte das escolas de Educação Básica da Rede Pública para com as Universidades, viabilizando assim a dispersão de saberes científicos adaptando para a realidade do público discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21301_TB6522_04122023093444.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL LOPES COSTA" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielcosta.20200002165@u" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }