Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTO “NO SEU PESCOÇO” DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95232
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 775
    "inscrito_id" => 7591
    "titulo" => "O CONTO “NO SEU PESCOÇO” DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar o conto “No seu pescoço” (2017), da escritora nigeriana Chimamanda Adichie (1977- ), à luz da estética do Romance de Formação, visando a construção de uma sequência didática básica, nos moldes de Cosson (2021), tendo em vista um público-alvo de alunos do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta proposta de atividades visa a promoção do letramento literário, ao unir estudos sobre a forma e o conteúdo da obra em debate, a qual trata de uma jovem nigeriana que imigra para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor. Seu foco está no aprimoramento pessoal por meio dos estudos, embora nesta jornada, ela passe por um processo de amadurecimento/formação como mulher e como africana. Esta obra pode ser entendida à luz da teoria do Romance de Formação (Bildungsroman, em alemão), uma vez que apresenta os tropos (saída da casa paterna, viagem para estudo, desilusão amorosa, descoberta da subjetividade, dentre outros) próprios desta estética. Um dos objetivos é debater temática tão necessária para sala de aula, com vistas a fomentar as discussões que ela enseja, notadamente o preconceito racial sofrido pela protagonista em relação à sua cultura de origem, processo que a faz valorizar ainda mais a sua raça e cultura. Como se percebe, esta obra dialoga com o cenário de alunos das mais variadas classes sociais, os quais diariamente travam contato com o “outro racial”, tanto na condição de pessoa preta, quanto naquela de indivíduo das raças dominantes na cultura brasileira. Posicionar os alunos em um espaço de reflexão sobre tais questões será fundamental para desenvolver neles o pensamento crítico e reflexivo. Para tanto, contaremos com o aporte teórico de Alves e Mendes (2019), Davis (2016), Cosson (2021), Sousa, Bonfim & Pinheiro (2021), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7591_TB775_21102023162135.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA PATRICIA DE SOUSA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Ant. Patricia"
    "autor_email" => "patricia.acopiara@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95232
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 775
    "inscrito_id" => 7591
    "titulo" => "O CONTO “NO SEU PESCOÇO” DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar o conto “No seu pescoço” (2017), da escritora nigeriana Chimamanda Adichie (1977- ), à luz da estética do Romance de Formação, visando a construção de uma sequência didática básica, nos moldes de Cosson (2021), tendo em vista um público-alvo de alunos do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta proposta de atividades visa a promoção do letramento literário, ao unir estudos sobre a forma e o conteúdo da obra em debate, a qual trata de uma jovem nigeriana que imigra para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor. Seu foco está no aprimoramento pessoal por meio dos estudos, embora nesta jornada, ela passe por um processo de amadurecimento/formação como mulher e como africana. Esta obra pode ser entendida à luz da teoria do Romance de Formação (Bildungsroman, em alemão), uma vez que apresenta os tropos (saída da casa paterna, viagem para estudo, desilusão amorosa, descoberta da subjetividade, dentre outros) próprios desta estética. Um dos objetivos é debater temática tão necessária para sala de aula, com vistas a fomentar as discussões que ela enseja, notadamente o preconceito racial sofrido pela protagonista em relação à sua cultura de origem, processo que a faz valorizar ainda mais a sua raça e cultura. Como se percebe, esta obra dialoga com o cenário de alunos das mais variadas classes sociais, os quais diariamente travam contato com o “outro racial”, tanto na condição de pessoa preta, quanto naquela de indivíduo das raças dominantes na cultura brasileira. Posicionar os alunos em um espaço de reflexão sobre tais questões será fundamental para desenvolver neles o pensamento crítico e reflexivo. Para tanto, contaremos com o aporte teórico de Alves e Mendes (2019), Davis (2016), Cosson (2021), Sousa, Bonfim & Pinheiro (2021), dentre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7591_TB775_21102023162135.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA PATRICIA DE SOUSA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Ant. Patricia"
    "autor_email" => "patricia.acopiara@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o conto “No seu pescoço” (2017), da escritora nigeriana Chimamanda Adichie (1977- ), à luz da estética do Romance de Formação, visando a construção de uma sequência didática básica, nos moldes de Cosson (2021), tendo em vista um público-alvo de alunos do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta proposta de atividades visa a promoção do letramento literário, ao unir estudos sobre a forma e o conteúdo da obra em debate, a qual trata de uma jovem nigeriana que imigra para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor. Seu foco está no aprimoramento pessoal por meio dos estudos, embora nesta jornada, ela passe por um processo de amadurecimento/formação como mulher e como africana. Esta obra pode ser entendida à luz da teoria do Romance de Formação (Bildungsroman, em alemão), uma vez que apresenta os tropos (saída da casa paterna, viagem para estudo, desilusão amorosa, descoberta da subjetividade, dentre outros) próprios desta estética. Um dos objetivos é debater temática tão necessária para sala de aula, com vistas a fomentar as discussões que ela enseja, notadamente o preconceito racial sofrido pela protagonista em relação à sua cultura de origem, processo que a faz valorizar ainda mais a sua raça e cultura. Como se percebe, esta obra dialoga com o cenário de alunos das mais variadas classes sociais, os quais diariamente travam contato com o “outro racial”, tanto na condição de pessoa preta, quanto naquela de indivíduo das raças dominantes na cultura brasileira. Posicionar os alunos em um espaço de reflexão sobre tais questões será fundamental para desenvolver neles o pensamento crítico e reflexivo. Para tanto, contaremos com o aporte teórico de Alves e Mendes (2019), Davis (2016), Cosson (2021), Sousa, Bonfim & Pinheiro (2021), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.