Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA: REPERCUSSÕES NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100556
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7826
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA: REPERCUSSÕES NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Esse estudo surge das inquietações da prática docente e da repercussão do tema Educação Financeira através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio em um contexto neoliberal. Para isso, esse trabalho tem como objetivo analisar nos livros didáticos do Ensino Médio a relação entre Educação Financeira e Matemática Financeira. Para isso, a metodologia utilizada é de vertente qualitativa e documental. Os resultados apresentam que a Educação Financeira está inserida nos capítulos de Matemática Financeira; e com isso, evidencia-se dissonâncias no tocante ao foco de estudo da Educação Financeira e os conteúdos específicos da Matemática Financeira nos livros didáticos. Percebe-se a ênfase na abordagem dos temas juros, orçamento familiar e/ou orçamento financeiro, consumo e consumismo, inflação, cartão de crédito, entre outros, ou seja, está implícito o paradoxo entre o controle dos gastos por meio da gestão do orçamento e de outro lado o consumo consciente fomentando o capitalismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID803_TB7826_21062023013135.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAWISON LIMA"
    "autor_email" => "professional_matt@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100556
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7826
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA: REPERCUSSÕES NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Esse estudo surge das inquietações da prática docente e da repercussão do tema Educação Financeira através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio em um contexto neoliberal. Para isso, esse trabalho tem como objetivo analisar nos livros didáticos do Ensino Médio a relação entre Educação Financeira e Matemática Financeira. Para isso, a metodologia utilizada é de vertente qualitativa e documental. Os resultados apresentam que a Educação Financeira está inserida nos capítulos de Matemática Financeira; e com isso, evidencia-se dissonâncias no tocante ao foco de estudo da Educação Financeira e os conteúdos específicos da Matemática Financeira nos livros didáticos. Percebe-se a ênfase na abordagem dos temas juros, orçamento familiar e/ou orçamento financeiro, consumo e consumismo, inflação, cartão de crédito, entre outros, ou seja, está implícito o paradoxo entre o controle dos gastos por meio da gestão do orçamento e de outro lado o consumo consciente fomentando o capitalismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID803_TB7826_21062023013135.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAWISON LIMA"
    "autor_email" => "professional_matt@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse estudo surge das inquietações da prática docente e da repercussão do tema Educação Financeira através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio em um contexto neoliberal. Para isso, esse trabalho tem como objetivo analisar nos livros didáticos do Ensino Médio a relação entre Educação Financeira e Matemática Financeira. Para isso, a metodologia utilizada é de vertente qualitativa e documental. Os resultados apresentam que a Educação Financeira está inserida nos capítulos de Matemática Financeira; e com isso, evidencia-se dissonâncias no tocante ao foco de estudo da Educação Financeira e os conteúdos específicos da Matemática Financeira nos livros didáticos. Percebe-se a ênfase na abordagem dos temas juros, orçamento familiar e/ou orçamento financeiro, consumo e consumismo, inflação, cartão de crédito, entre outros, ou seja, está implícito o paradoxo entre o controle dos gastos por meio da gestão do orçamento e de outro lado o consumo consciente fomentando o capitalismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.