Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TANGRAM: DA CONSTRUÇÃO AO USO EM SALA DE AULA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O tangram clássico é um quebra-cabeça milenar chinês composto de sete peças com formas geométricas distintas. Cabe ao jogador combinar as peças e criar figuras exercitando o raciocínio lógico e a criatividade. Existem variações do tangram que surgiram a partir de outras formas, como coração, círculo e oval. Neste artigo, descrevemos as construções manual e com auxílio da tecnologia de três tangrans nos formatos quadrado, que é o tradicional, coração e círculo. A confecção manual envolve o desenho usando régua, esquadro e compasso e posterior recorte das peças. A modelagem computacional exige o conhecimento técnico das ferramentas de modelagem para produzir o desenho e foi feita com o apoio dos softwares livres FreeCAD e Inkscape. Esse modelo feito computacionalmente pode ser impresso e as partes recortadas manualmente, ou o corte ser feito usando uma máquina de corte a laser em diversos materiais. Ainda, indicamos algumas propostas de aplicação dos tangrans explorando tanto o processo de construção como o uso das peças para o ensino de geometria plana no Ensino Fundamental. Dentre os conteúdos que podem ser trabalhados, destacamos áreas de figuras planas, decomposição de áreas, frações, lógica e ângulos. O objetivo dos materiais, no contexto que foram criados, é auxiliar no desenvolvimento das habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltadas ao manuseio de ferramentas, como compasso, esquadro e régua, na criação dos tangrans manuais e, com relação ao uso de softwares, pretendemos trabalhar as habilidades propostas pela BNCC relacionadas ao uso de tecnologias para o ensino de matemática em sala de aula. Temos como hipótese que o uso desses materiais concretos pode tornar o ensino de geometria mais lúdico e menos abstrato, pois os alunos poderão manipular esses materiais para observar várias formas geométricas e suas propriedades.

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