Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100508
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7747
    "inscrito_id" => 9412
    "titulo" => "USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES"
    "resumo" => "O avanço das tecnologias digitais proporcionou o surgimento de novas ferramentas que, a partir de um uso consciente, oferecem possibilidades para que o docente possa utilizá-las em sala de aula, permitindo o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Isto fica evidente quando relacionamos ao ensino de Matemática. O ensino e aprendizagem da Matemática em sua totalidade é muito desafiador, requer esforço e um bom planejamento por parte do educador, bem como instigar a participação dos educandos no processo educativo, isso torna-se mais laborioso quando é desenvolvido no âmbito digital e tecnológico. Apesar dos desafios encontrados, por vezes deixadas em lacunas da formação acadêmica na utilização e possibilidades tecnologias educacionais, o uso de ferramentas tecnológicas como aplicativos educativos em sala torna-se necessário para que se tenha um ensino qualitativo não apenas pautado na tradicionalidade nos termos teóricos e práticos. Tendo em vista este aspecto a utilização dos recursos tecnológicos de forma pedagógica auxilia o educando no desenvolvimento cognitivo por meio da construção e da experimentação, além disso torna a aprendizagem dinâmica e prazerosa despertando a curiosidade, estimulando o raciocínio isso implica na aquisição de inúmeras habilidades. Portando busca-se por meio da apreciação dos aspectos teóricos entender as limitações que impedem a utilização desse recurso pedagógico, conhecer novas possibilidades e aplicar tal metodologia ativa que exprime eficácia quando se é desenvolvida de forma objetiva e intencional observar e avaliar suas contribuições para o alcance do conhecimento do educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9412_TB7747_20112023105335.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA XAVIER GOMES"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA XAVIER"
    "autor_email" => "05.xaviergomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100508
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7747
    "inscrito_id" => 9412
    "titulo" => "USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES"
    "resumo" => "O avanço das tecnologias digitais proporcionou o surgimento de novas ferramentas que, a partir de um uso consciente, oferecem possibilidades para que o docente possa utilizá-las em sala de aula, permitindo o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Isto fica evidente quando relacionamos ao ensino de Matemática. O ensino e aprendizagem da Matemática em sua totalidade é muito desafiador, requer esforço e um bom planejamento por parte do educador, bem como instigar a participação dos educandos no processo educativo, isso torna-se mais laborioso quando é desenvolvido no âmbito digital e tecnológico. Apesar dos desafios encontrados, por vezes deixadas em lacunas da formação acadêmica na utilização e possibilidades tecnologias educacionais, o uso de ferramentas tecnológicas como aplicativos educativos em sala torna-se necessário para que se tenha um ensino qualitativo não apenas pautado na tradicionalidade nos termos teóricos e práticos. Tendo em vista este aspecto a utilização dos recursos tecnológicos de forma pedagógica auxilia o educando no desenvolvimento cognitivo por meio da construção e da experimentação, além disso torna a aprendizagem dinâmica e prazerosa despertando a curiosidade, estimulando o raciocínio isso implica na aquisição de inúmeras habilidades. Portando busca-se por meio da apreciação dos aspectos teóricos entender as limitações que impedem a utilização desse recurso pedagógico, conhecer novas possibilidades e aplicar tal metodologia ativa que exprime eficácia quando se é desenvolvida de forma objetiva e intencional observar e avaliar suas contribuições para o alcance do conhecimento do educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9412_TB7747_20112023105335.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA XAVIER GOMES"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA XAVIER"
    "autor_email" => "05.xaviergomes@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O avanço das tecnologias digitais proporcionou o surgimento de novas ferramentas que, a partir de um uso consciente, oferecem possibilidades para que o docente possa utilizá-las em sala de aula, permitindo o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Isto fica evidente quando relacionamos ao ensino de Matemática. O ensino e aprendizagem da Matemática em sua totalidade é muito desafiador, requer esforço e um bom planejamento por parte do educador, bem como instigar a participação dos educandos no processo educativo, isso torna-se mais laborioso quando é desenvolvido no âmbito digital e tecnológico. Apesar dos desafios encontrados, por vezes deixadas em lacunas da formação acadêmica na utilização e possibilidades tecnologias educacionais, o uso de ferramentas tecnológicas como aplicativos educativos em sala torna-se necessário para que se tenha um ensino qualitativo não apenas pautado na tradicionalidade nos termos teóricos e práticos. Tendo em vista este aspecto a utilização dos recursos tecnológicos de forma pedagógica auxilia o educando no desenvolvimento cognitivo por meio da construção e da experimentação, além disso torna a aprendizagem dinâmica e prazerosa despertando a curiosidade, estimulando o raciocínio isso implica na aquisição de inúmeras habilidades. Portando busca-se por meio da apreciação dos aspectos teóricos entender as limitações que impedem a utilização desse recurso pedagógico, conhecer novas possibilidades e aplicar tal metodologia ativa que exprime eficácia quando se é desenvolvida de forma objetiva e intencional observar e avaliar suas contribuições para o alcance do conhecimento do educando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.