Esta pesquisa originou-se durante a disciplina de Didática, após um momento de reflexão com os discentes, futuros professores, acerca do modo com qual trabalhariam o processo de avaliação em suas aulas. As reflexões abordas durante aula trouxe à tona que as noções avaliativas dos discentes estavam atreladas às suas próprias experiências, muitas vezes reproduzindo práticas que corroboram com o ensino tradicional. Na Matemática, o campo de pesquisa responsável por tecer reflexões acerca do processo avaliativo é a Educação Matemática, tal campo não se restringe apenas a educadores matemáticos, mas abre-se a diversas áreas como: pedagogia, psicologia, filosofia, didática e sociologia. Nesse contexto, entende-se a necessidade de questionarmos as concepções da avaliação, buscando assim um modo ao qual proporcione uma abordagem democrática ao ensino de Matemática. Para tanto, questiona-se: Seguindo a vertente da Educação Matemática, como deve ocorrer o processo de avaliação no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática? O estudo aqui realizado se deu por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática onde analisa-se as pesquisas produzidas sobre o tema e aplica-se estratégias que possibilitam limitar o viés de seleção de artigos, avaliá-los e sintetizá-los em um tópico específico. Diante dos olhares lançados ao campo de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na avaliação, destaca-se a predominância da avaliação tradicional nas salas de aula, algumas novas concepções que entendem o momento de avaliação como parte do processo de aprendizagem, e algumas iniciativas de professores que procuram inovar e democratizar o ensino de matemática nas suas aulas e nas avaliações