Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DE UM MÉTODO DE LEITURA EM UM PROJETO DE RECOMPOSIOÇÃO DE APRENDIZAGENS A PARTIR DE RESULTADOS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101356
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9129
    "inscrito_id" => 447
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DE UM MÉTODO DE LEITURA EM UM PROJETO DE RECOMPOSIOÇÃO DE APRENDIZAGENS A PARTIR DE RESULTADOS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"
    "resumo" => "A recomposição de aprendizagens é a organização do currículo escolar a partir da eleição de prioridades do que se precisa ensinar aos alunos após seu período de afastamento das atividades escolares durante a pandemia, para que se desenvolva a proficiência em leitura. São diversas as propostas e métodos que escolas e instituições de ensino apresentam para desenvolver tais habilidades de forma mais eficiente possível. Esta pesquisa tratou-se de um relato experiência com um projeto de recomposição de aprendizagens proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará, a partir do qual, segundo metodologias do professor, foi feito uma programação de ensino de leitura com base nas habilidades propostas pela BNCC e avaliadas em provas nacionais. Participaram da metodologia dessa pesquisa duas turmas de Segundo Ano do Ensino Médio (Turma A e Turma B), composta por 25 e 22 alunos respectivamente, para as quais foram apresentadas programas de ensino diferenciados, sendo para a Turma A leitura e resolução de atividades padronizadas segundo itens do SAEB, sem leitura guiada das questões e para as habilidades avaliadas, e para a Turma B, as mesmas atividades, porém com orientação guiadas para reconhecimento dos itens a serem avaliados. Os resultados indicaram que para a turma cujo procedimento de leitura houve sistematização dos itens com identificação e sitematização do que a questão avaliava a partir da diagnose do projeto, houve aumento no número de acertos para cada descritor avaliado. Os resultados, nesse sentido, indicam que procedimentos de leitura guiada para as habilidades avaliadas nas avaliações nacionais de larga escala podem contribuir para melhores resultados dos alunos. A pesquisa indicou que é relevante desenvolver procedimentos que facilitem e sistematizem procedimentos de leitura dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID447_TB9129_04102023234747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBER MIRANDA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "KLEBER"
    "autor_email" => "kleber-mm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101356
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9129
    "inscrito_id" => 447
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DE UM MÉTODO DE LEITURA EM UM PROJETO DE RECOMPOSIOÇÃO DE APRENDIZAGENS A PARTIR DE RESULTADOS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA"
    "resumo" => "A recomposição de aprendizagens é a organização do currículo escolar a partir da eleição de prioridades do que se precisa ensinar aos alunos após seu período de afastamento das atividades escolares durante a pandemia, para que se desenvolva a proficiência em leitura. São diversas as propostas e métodos que escolas e instituições de ensino apresentam para desenvolver tais habilidades de forma mais eficiente possível. Esta pesquisa tratou-se de um relato experiência com um projeto de recomposição de aprendizagens proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará, a partir do qual, segundo metodologias do professor, foi feito uma programação de ensino de leitura com base nas habilidades propostas pela BNCC e avaliadas em provas nacionais. Participaram da metodologia dessa pesquisa duas turmas de Segundo Ano do Ensino Médio (Turma A e Turma B), composta por 25 e 22 alunos respectivamente, para as quais foram apresentadas programas de ensino diferenciados, sendo para a Turma A leitura e resolução de atividades padronizadas segundo itens do SAEB, sem leitura guiada das questões e para as habilidades avaliadas, e para a Turma B, as mesmas atividades, porém com orientação guiadas para reconhecimento dos itens a serem avaliados. Os resultados indicaram que para a turma cujo procedimento de leitura houve sistematização dos itens com identificação e sitematização do que a questão avaliava a partir da diagnose do projeto, houve aumento no número de acertos para cada descritor avaliado. Os resultados, nesse sentido, indicam que procedimentos de leitura guiada para as habilidades avaliadas nas avaliações nacionais de larga escala podem contribuir para melhores resultados dos alunos. A pesquisa indicou que é relevante desenvolver procedimentos que facilitem e sistematizem procedimentos de leitura dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID447_TB9129_04102023234747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBER MIRANDA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "KLEBER"
    "autor_email" => "kleber-mm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A recomposição de aprendizagens é a organização do currículo escolar a partir da eleição de prioridades do que se precisa ensinar aos alunos após seu período de afastamento das atividades escolares durante a pandemia, para que se desenvolva a proficiência em leitura. São diversas as propostas e métodos que escolas e instituições de ensino apresentam para desenvolver tais habilidades de forma mais eficiente possível. Esta pesquisa tratou-se de um relato experiência com um projeto de recomposição de aprendizagens proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará, a partir do qual, segundo metodologias do professor, foi feito uma programação de ensino de leitura com base nas habilidades propostas pela BNCC e avaliadas em provas nacionais. Participaram da metodologia dessa pesquisa duas turmas de Segundo Ano do Ensino Médio (Turma A e Turma B), composta por 25 e 22 alunos respectivamente, para as quais foram apresentadas programas de ensino diferenciados, sendo para a Turma A leitura e resolução de atividades padronizadas segundo itens do SAEB, sem leitura guiada das questões e para as habilidades avaliadas, e para a Turma B, as mesmas atividades, porém com orientação guiadas para reconhecimento dos itens a serem avaliados. Os resultados indicaram que para a turma cujo procedimento de leitura houve sistematização dos itens com identificação e sitematização do que a questão avaliava a partir da diagnose do projeto, houve aumento no número de acertos para cada descritor avaliado. Os resultados, nesse sentido, indicam que procedimentos de leitura guiada para as habilidades avaliadas nas avaliações nacionais de larga escala podem contribuir para melhores resultados dos alunos. A pesquisa indicou que é relevante desenvolver procedimentos que facilitem e sistematizem procedimentos de leitura dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.