O presente trabalho traz um relato de experiência vivenciado em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública localizada na cidade de Marcelino Vieira/RN, com a temática “Brincando com os 8 R’s da Sustentabilidade”. O referido projeto, partiu da problemática de algumas questões levantadas em planejamento participativo na escola, configurando-se nos problemas que nortearam todo o trabalho: como utilizar os 8 R’s da sustentabilidade na formação da criança? O que fazer com os resíduos (lixo) que podem ser reciclados e reutilizáveis? De que forma podemos resgatar brinquedos, jogos e brincadeiras utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis? Desse modo, traçou-se alguns objetivos como: conhecer os 8 R’s da sustentabilidade, refletindo sobre nossas ações acerca do meio ambiente, despertando a consciência de que é possível viver em harmonia com a natureza, utilizando e preservando os recursos naturais, por meio de ações sustentáveis; contribuir para a construção de uma brinquedoteca na escola a partir da construção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis e reutilizáveis, desenvolvendo habilidades e competências que buscam a conscientização da preservação e valorização cultural, resgatando brincadeiras que fizeram parte da infância em outros momentos da história local; apresentar toda a produção do conhecimento científico produzido durante o trabalho desenvolvido pelo projeto na Feira de Ciências da escola. Como fundamentação teórica foram utilizados a BNCC (2017); Boff (1993); Cascino (2000); Morin (2000); Travassos (2006); entre outros. Alguns dos resultados foram a de produção de panfletos digitais com os 8 R’s da sustentabilidade, construção da brinquedoteca sustentável, realização da Feira de Ciências da escola com os conhecimentos construídos acerca da sustentabilidade.