SANTOS, Vilma Oliveira Dos. Educação financeira e bncc no ensino fundamental. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/100434>. Acesso em: 23/11/2024 04:49
A pesquisa tem como finalidade, de abordar as novas concepções a Educação Financeira apos a publicação do documento normativo da Base Nacional Comum Curricular e o reflexo dessas mudanças no processo de ensino e aprendizagem da matemática e o desenvolvimento do educando no ensino fundamental, levando em conta as questões: o papel do professor nesse processo, o aluno tem curiosidade para aprender , em especial aos conceitos de Matemática Financeira, como são abordados os conceitos pelos professores em suas turmas de estudos, qual a importância do tema para os alunos. A pesquisa apresentada tem por objetivos: os estudo bibliográfico documental de caráter qualitativo e a base teórica deste estudo tem como referencias, estudos que percebem a Educação Financeira na escola como um instrumento de ascensão de uma educação emancipadora, em que e permitido ao estudante adquirir na escola conhecimentos que pedem ser aplicado e praticado por toda vida . Este trabalho envolve também uma pesquisa ¨Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN, a Base Nacional Comum Curricular -BNCC apresenta avanços para o desenvolvimento da Educação Financeira Brasileira e promoção do letramento financeiro dos alunos?¨Nos períodos de Implantação dos PCN, a e Educação Financeira ainda era discutida dessa forma, o PCN se limitaram a garantir a presença da Matemática Financeira. A BNCC assegurou e garantiu espaço da Matemática Financeira no currículo e também garantiu a presença da Educação Financeira com proposta de abordagem transversal, centrado no dia a dia e na realidade do aluno , para que com esse aprendizado o aluno possa minimizar os problemas econômicos, sociais, e ambientais. Portanto, diante desse cenário e de resultados econômicos negativos em nosso pais, os educadores devem buscar alternativas que possam vislumbrar melhorias, a fim de propiciar aos alunos novas formas de aprender.